domingo, 29 de março de 2009

Alongamentos

Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treino prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois de praticar esporte, durante uma atividade física estressante ou quando sentir os seus músculos mais tensos.
O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final dela. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade.
Podemos e devemos alongar de manhã, antes de começar o dia; no final do dia, para aliviar as tensões acumuladas depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo e, principalmente, antes e depois de atividades físicas.
É relaxante fazê-los quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensão. Permaneça na posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
CERTO
-Respirar suavemente
-Alongar os músculos de forma lenta e calma
-Procurar manter uma boa postura
-Manter cada alongamento durante 10 a 15 segundos


ERRADO
-Executar os exercícios depressa
-Alongar os músculos de forma abrupta ou com solavancos
-Alongar até sentir dor
-Prender a respiração enquanto alonga


Efeitos do alongamento:
-Redução de tensões musculares;
-Relaxamento;
-Benefícios para a coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis;
-Aumento do arco de maleabilidade;
-Prevenção de lesões;
-Facilita actividades de desgaste, como por exemplo corrida, ténis, natação, ciclismo etc;
-Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;
-Activa a circulação;
-Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
-Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.



Algumas dicas importantes:
-Aprenda a ouvir o seu corpo. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, o seu corpo está tentando mostrar-lhe que algo está errado, que há algum problema. Se isto acontecer, ceda um pouco até sentir que o alongamento está certo.
-A maioria dos alongamentos deve ser mantida por 10 a 30 segundos. Depois de algum tempo, contudo, irá variar a duração de cada movimento. Algumas vezes você talvez queira sustentar mais tempo um alongamento porque está mais tenso nesse dia, ou simplesmente porque está gostando daquele alongamento. Lembre-se de que cada dia é diferente do outro, de modo que você deve dimensionar os seus alongamentos segundo o que estiver sentindo naquele momento.
-Nunca tranque os joelhos ao realizar alongamentos. Certifique-se de que a parte anterior das suas coxas (quadríceps) permaneçam relaxadas em todas as posições que usam uma das pernas esticadas. É impossível alongar corretamente os tendões quando o conjunto oposto de músculos, os quadríceps, não estão descontraídos.
-Movimentos de balanço durante os alongamentos podem na realidade tornar a pessoa mais tensa do que flexível.
-É melhor alongar-se menos do que em excesso. Permaneça sempre naquele ponto que você pode ultrapassar e nunca naquele ponto além do qual não pode mais ir.
-As pessoas têm a tendência de gastar mais tempo na primeira perna, braço ou área que estão alongando e, normalmente, irão antes alongar seu lado "fácil" ou mais flexível. Devido a esta tendência natural, gastam mais tempo no lado "bom" e menos no lado "ruim". A fim de uniformizar a diferença de flexibilidade em seu corpo, alongue primeiro o lado mais tenso, pois ajudará a torná-lo mais flexível de modo considerável.
-Sustentar as tensões certas dos alongamentos por um tempo limitado permite ao corpo adaptar-se a estas novas posições. Em breve, a área sob alongamento irá acostumar-se à suave tensão e, aos poucos, o corpo poderá assumir novas posições sem as tensões sentidas no início.
-Fazer alongamentos não é competir. Não há necessidade de comparar-se com os outros pois todos são diferentes. Além do mais, a cada dia estamos diferentes, em termos de flexibilidade. ---Faça alongamentos confortavelmente, dentro de seus limites, e começará a sentir o fluxo de energia que decorre de alongamentos feitos adequadamente.
-Não faça alongamentos só para ser mais flexível. Faça-os para sentir-se bem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails