domingo, 29 de março de 2009

A saúde pelo toque


O ser humano é um ser social e precisa, entre vários fatores para se relacionar, de toque. Ao tocarmos uma pessoa transferimos e recebemos nossas energias. Quando duas pessoas, de qualquer cultura, se encontram, se tocam e esse toque vai desde um aperto de mão, um abraço, beijinhos ou simples "tapinhas" nas costas. Muita gente não sabe o valor de um bom abraço. É uma necessidade dos seres vivos. Os animais também se tocam e isso faz parte do desenvolvimento motor. Observemos os filhotes, sejam de cães, gatos e etc. Eles rolam, brincam, ensaiam defesas e aguçam instintos. As crianças também brincam, rolam e se comunicam pelos sentidos incluindo o tato, o toque. Esse é o fundamento da massagem que todos nós sentimos necessidade. Experimentos clínicos mostram a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. Um simples gesto de acariciar a cabeça de um enfermo já é suficiente para, pelo menos, momentaneamente a pessoa se sentir confortada.

2 comentários:

  1. Olá William, li e reli quase todo os itens do seu blog. Estou muito feliz por ter encontrado, (depois de muito procurar) um espaço com tanta informação na minha área. Pois os outros endereços q pesquisei, eram fechados e nunca chegava ao fim de uma explicação!
    Estou retomando na massoterapia depois de 12 anos parada. E estava perdida, fiz cursos além das duvidas frequentes estou sempre atras de novas informações. E graças a vc estou me sentindo mais segura p retomar a atividade.
    Obrigada por dividir conosco todos esses conhecimentos!!
    Milena

    ResponderExcluir
  2. Milena eu que te agradeço,obrigado pelo comentario. Sucesso

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails