domingo, 12 de abril de 2009

Trigger points ou pontos de gatilho

Sabe aqueles pontos “endurecidos” localizados nos músculos que se mostram muito dolorosos quando pressionados? O músculo todo pode estar endurecido por causa de excesso de resto metabólico. Existe forte ligação entre a emoção e a tensão muscular. A tensão nervosa também pode contribuir para as contrações musculares e causar dor.



A epiderme e a derme situadas acima dos músculos tensos geralmente apresentam capacidade de movimento. Estes pontos de “endurecimento” podem ser sentidos e apresentam um ponto específico de dor que pode ser apalpado pelo dedo. As causas nem sempre são simples. Geralmente , são resultado de uma sobrecarga no músculo. Aqueles músculos que realizam um mesmo trabalho durante todo o dia são os mais afetados, como os músculos do ombro e pescoço. Da mesma forma, os músculos do antebraço e braço são os mais susceptíveis nos tenistas.



O tratamento tem como finalidade eliminar a contratura muscular, pois de outra forma a flexibilidade muscular estará diminuída. O uso de massagem é apropriado: não muito vigorosa, pois pode resultar em dor reflexa e tensão muscular – usar massagem de relaxamento no músculo levemente estirado; o aumento da circulação sangüínea deve ser intenso.


A aplicação de calor: bolsa água quente/ rolos também são indicados. Os banhos de vapor ou sauna são recomendados.

Em relação aos alongamentos é importante um estiramento gradativo do músculo afetado pela “contratura”; todas as fibras de um grupo muscular devem ser mobilizados. Se os movimentos de estiramento forem feitos sem dor, pode-se fazer exercícios de relaxamento – deve ser feito de maneira muito suave.




Deve-se evitar movimentos rápidos e rápidas contrações durante o estiramento. Os pontos de “endurecimento” podem ser sentidos na prática esportiva e devem ser tratados cuidadosamente para evitar uma futura lesão nos tecidos moles.



Assim, durante a atividade física os músculos devem sempre estar aquecidos e bem vascularizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails