domingo, 14 de junho de 2009

Massagem em bebes

Massagem do bebé para principiantes. Siga este guia.

Os bebés simplesmente adoram ser tocados. Na verdade, é algo que os estimula – trata-se de uma componente essencial do seu crescimento e desenvolvimento. Todo o contacto de pele não só ajuda os pais e o bebé a estabelecerem um elo de ligação, como também consegue reconfortar o bebé quando está incomodado e alivia as cólicas. Os seis procedimentos simples da massagem "I Love You" podem ajudar a começar.

PREPARAÇÃO

Prepare uma superfície quente e plana para deitar o bebé – uma manta sobre um chão serve na perfeição. Aplique nas palmas das mãos um pouco de óleo para bebé ou óleo vegetal puro e esfregue as mãos para aquecê-las e também o óleo. Tente olhar nos olhos do bebé e cantar ou falar com ele enquanto o massageia. Além disso, preste atenção à reação do bebé: se lhe parecer que não está a gostar, tente um toque mais leve, ou pare simplesmente.

De frente para o bebé, utilize dois ou três dedos para desenhar a letra "I" no lado direito do abdómen com movimentos firmes mas suaves. Comece por baixo das costelas e desça em direcção à articulação da anca, usando o óleo para deslizar bem.

De seguida, deslize da esquerda para a direita ao longo do abdómen do bebé, formando a haste mais longa de um "L" virado de lado


Faça uma passagem curta para baixo no lado direito da barriga, de modo a completar o "L."



Para começar a última letra, o "U" ao contrário, pressione para cima a partir do osso da bacia do bebé, no lado esquerdo da barriga.

Para o segmento central do "U", deslize os dedos ao longo da parte superior da barriga do bebé.



Por fim, para terminar o "U", deslize para baixo, ao longo do lado direito da barriga do bebé.




Minimizando o estresse em recém nascidos: Os efeitos estressantes do cuidado intensivo no berçário são pesquisados, incluindo os efeitos do alto nível de ruído, luminosidade, frio, invasão a procedimentos(cuidados) dolorosos. As perturbações do toque foram associadas com a) Menor resposta aos sustos b)Menor necessidade de ventilação e c) Menos vezes as crianças estavam com os pulsos cerrados. Os bebês estimulados, em média, tiveram maior ganho de peso, ficam acordados e ativos por um período mais longo e tiveram melhores resultados na escala Brazelton.

Fonte:Field, T. (1990). Alleviating stress in newborn infants in the intensive care unit. Perinatology, 17,1-9.


Beneficios:

Melhorar a comunicação entre pais e bebé;
Aliviar o stress;
Ajudar a digestão e aliviar as cólicas;
Ajudar a regular os sistemas respiratório, digestivo, circulatório e eliminatório;
Melhorar a capacidade de entender as necessidades do bebé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails