domingo, 12 de julho de 2009

Massagem Abhyanga

A Abhyanga é uma massagem terapêutica, de origem milenar, que faz parte da tradicional medicina Ayurvédica. Ela tem tido um papel muito importante, desde a sua origem, durante milhares de anos, nos tratamentos de saúde da medicina e terapia Ayurvédica.

É realizada com um tipo de óleo medicinal, de acordo com os preceitos indicados pelo terapeuta ou médico ayurvédico, que é aplicado em todo o corpo, em grande quantidade, ou nas partes indicadas quando da consulta, estimulando, assim, a circulação sanguínea e linfática e eliminando as toxinas.

Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo. Abhyanga pode ser aplicado pela própria pessoa como automassagem, por um praticante ou, sincronicamente, por dois ou mais praticantes. A ênfase está mais em nutrir a pele. O óleo ao penetrar a pele nutre os tecidos ( dhatus ) e as toxinas são liberadas. A vantagem principal do uso de óleos medicamentosos na massagem ayuvédica é que suas propriedades curativas são absorvidas no sistema através da pele , em alguns minutos.

Para além dos benefícios relativos à nutrição e hidratação da pele, permite tratar o excesso do dosha Vata, fraqueza e problemas dos pulmões, ossos e sistema nervoso. É recomendada para qualquer idade; ajuda a reverter os efeitos de auto-indulgência, irregularidade e solidão.

Abhyanga promove uma respiração mais profunda e natural. Nutre os 7 dhatus ( tecidos ) e equilibra os três doshas ( humores ). Feita regularmente relaxa músculos, nervos, juntas. Atua diretamente nos sistemas linfático, sangüíneo e nervoso estimulando também o sistema digestivo. Aumenta a imunidade, melhora a digestão e leva a um sono mais profundo e tranqüilo. Remove o stress e tensão dando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails