sábado, 1 de agosto de 2009

Libertação Miofascial



Libertação Miofascial é uma forma de terapia de tecidos moles utilizada para o alívio muscular, aumento da mobilidade de movimentos e balanceamento corporal.

A fascia é manipulada, direta ou indiretamente, supostamente para permitir a reorganização das fibras dos tecidos conectivos de uma forma mais flexível e funcional.

Existem 2 métodos de libertação miofascial: direto e indireto.

O método direto de libertação miofascial procura alterações na estrutura miofascial através de estiramentos, alongamentos da fascia ou mobilizando os tecidos aderentes. O terapeuta move-se lentamente através das várias camadas fasciais até atingir os tecidos mais profundos.

O método indireto envolve alongamentos suaves, de apenas algumas gramas de pressão, permitindo que a fascia se "desenlace" por si mesma. Este tipo de tracção suave aplicada numa zona restrita de fascia vai provocar aquecimento e um aumento da circulação sanguínea nessa zona.

No que se refere à designação "Libertação Miofascial", Robert Ward sugere que esse termo enquanto técnica terá sido utilizado pela primeira vez em 1981 quando foi utilizado como título de um curso na Universidade do Estado de Michigan. Desde então o termo foi popularizado e ensinado a fisioterapeutas, massagistas, terapeutas ocupacionais e médicos pela mão de John F. Barnes através da sua série de seminários de Libertação Miofascial.

Um comentário:

  1. esse método é eficaz para curar desvios de coluna? Como escoliose, lordose, cifose...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails