sábado, 8 de agosto de 2009

Massagem Pré e Pós natal (parto)



Massagem Pré-Parto

A gravidez, como se sabe, traz consigo muitas mudanças ao nível estrutural, fisiológico, psicológico e social. Algumas destas mudanças provocam desconforto e novos desafios que podem ser ultrapassados com a ajuda de terapias adequadas e orientação corporal.

O terapeuta terá de ter formação específica em Massagem Pré-Natal, também designada por Massagem Pré-Parto ou Massagem para Grávidas, e poderá utilizar combinações de várias técnicas de massagem e/ou outras terapias manuais para a melhor adaptação possível à pessoa em questão.

A gravidez é uma condição única para cada mulher, não havendo dois casos iguais. A mulher grávida sente flutuações de "altos e baixos" na sua atividade hormonal desde o início do ciclo da gravidez.

Estas flutuações podem tornar-se exageradas e erráticas durante a gravidez. Assim, as sessões regulares de massagem podem ajudar a mulher a sentir-se mais ligada à sua nova situação de vida e esta nova perspectiva de vida irá contribuir para uma atitude geral muito mais equilibrada e saudável.

Investigações efetuadas comprovam que "a atitude é tudo" e que determina como irá reagir face aos novos desafios na vida. A massagem na gravidez proporciona-lhe uma ferramenta altamente eficaz: a capacidade para relaxar.

É essencial a uma gravidez saudável que a mulher aprenda e pratique a arte do relaxamento total e profundo. É, portanto, fundamental, que a mulher receba massagens apenas de terapeutas com formação adequada.

Massagem Pós-parto

Massagens regulares durante o período Pós-Parto são muito benéficas para todas as mulheres. Os desconfortos a nível físico, os seus sintomas e o estado emocional decorrentes da situação da gravidez são aspectos importantes que são sempre considerados neste tipo específico de massagem.

A Massagem Pós-Parto pode contribuir para:

-restabelecer a integridade estrutural da pelvis;
-uma amamentação saudável;
-reduzir o stress hormonal;
-facilitar a recuperação;
-aliviar as dores do pescoço, ombros e costas;
-melhorar o estado emocional;
-facilitar os laços maternais.

As sessões de massagem são agendadas uma ou duas vezes por semana durante as primeiras 12 semanas do período pós-parto. Posteriormente as sessões devem continuar em cada 3 ou 4 semanas, dependendo da situação específica de cada mãe.

O alongamento miofascial do tecido da cicatriz formada após uma cesariana irá ajudar na sua recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails