sábado, 22 de agosto de 2009

TÉCNICA DE ALEXANDER


Desenvolvida por Frederik Matthias Alexander, esta técnica está baseada na crença de que todos temos a possibilidade da perfeição física, dependendo de nós atingi-la por meio de esforços pessoais.

Trata-se de um processo que nos ensina a usar o organismo com correção. Parte do princípio de que corpo e mente compõem um todo complexo e integrado. Sob esta perspectiva holística, Alexander entendia que a saúde física, mental e emocional estão interligadas.

O modo deficiente como usamos o corpo (ao andar, sentar, parar, etc.) trás inúmeros malefícios ao nosso organismo. Da mesma forma, a constante situação de estresse mental e as pressões da vida moderna sofridas desde a infância exercem sobre nossa estrutura muscular um estado de tensão que prejudica nossa mobilidade e coordenação. Além disso, músculos tensos prejudicam a circulação, o sistema nervoso e muitos outros sistemas do organismo.

Indicação: A Técnica de Alexander trás benefícios psicológicos e físicos. O sistema respiratório melhora significativamente. Problemas como torcicolo, desvios de coluna, dores, escoliose e poliomielite podem ser amenizadas sensivelmente.

A técnica de Alexander também atua sobre o estresse, a ansiedade e outros distúrbios ligados às pressões do dia-a-dia.

Método: Alexander propôs um procedimento chamado de "Controle Primário", que se preocupa em harmonizar a relação postural cabeça-pescoço-costas. O objetivo é fazer os movimento de cabeça sem causar encurtamentos ou tensões nas costas.

Com postura inadequada e sob pressões psicológicas, tendemos a tencionar o pescoço. Com isto, a cabeça é empurrada para trás e para baixo, em direção à coluna. Esta então se encurta e as costas se estreitam.

Essa postura, que antes era um alarme para o qual o corpo dava respostas, passou a estar presente quase que ininterruptamente em nossas vidas. A Técnica de Alexander visa, por meio da educação, fazer com que este padrão postural esteja presente somente quando necessário.

O que é?

No início do Séc. XX o ator australiano Frederick Matthias Alexander, ao verificar que estava a perder a voz, ficando a sua carreira teatral em risco, descobriu que a cura dependia da correção da sua postura. A partir daí, começou a tentar corrigir a sua postura e, quando o conseguiu, resolveu o problema. Assim nasceu a Técnica de Alexander.

A Técnica de Alexander é essencialmente uma reaprendizagem de posturas e respiração corretas, proporcionando uma maior consciência do equilíbrio de forma a obter um alinhamento mais adequado da cabeça, pescoço e coluna, tão naturais na nossa infância quando exigiam um esforço muscular mínimo.

Os terapeutas da Técnica de Alexander utilizam uma manipulação delicada para corrigirem a postura dos alunos.

A quem se destina

A aplicação da Técnica de Alexander é muito popular entre atores, atletas, músicos e outros artistas, mas pode trazer benefícios a todas as pessoas, nomeadamente a quem sofra de dores crónicas da coluna.

Pricipais benefícios

- Redução de dores musculares;
- Melhoria da postura corporal;
- Re-aprendizagem respiratória;
- Aumento geral da consciência corporal;
- Realinhamento vertebral.


“A Técnica Alexander não te ensina a fazer algo novo. Ela te ensina como trazer mais inteligência prática no que já se está fazendo: como eliminar respostas estereotipadas: como lidar com hábito e mudança” Frank Pierce Jones, pesquisador da Tufts University

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails