segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ventosaterapia


O uso de ventosa no Oriente foi desenvolvido com base na acupuntura. Ela se fundamenta na crença de que a resistência contra a doença pode ser alcançada, induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos 14 meridianos ou em nódulos de reação positiva.

Esta função reguladora é descrita no antigo Cânon de Medicina Oriental, o Nei Jing: "A acupuntura tem a função de remover a obstrução dos meridianos, regulando o Ki e o sangue, tendo como resposta deste fato à harmonização da hipoatividade e da hiperatividae das funções do corpo".

A ventosa tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas causadas pela sujeira da água e dos alimentos. Pois a estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerado pelas terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças, sendo necessário retirá-lo para que o cliente possa se restabelecer.

A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada. A aplicação de ventosas no corpo, além de facilitar as trocas gasosas e regular o pH sanguíneo e trazer um efeito reflexo quando aplicada em pontos de acupuntura, se usada para massagear usando um meio lubrificante (óleos aromáticos), produz o "efeito massagem".

Na estagnação da circulação sanguínea pode se formar um quadro álgico com acompanhamento de manifestações na pele e músculo, como dilatações capilares (telangiectasias), infiltrações subcutâneas, formação de cordões enrijecidos e nódulos, assim como alterações térmicas locais.

Se utilizarmos nestas manifestações pressões isquêmicas ou pressoterapia Shiatsu, a musculatura reage aumentando a sua rigidez, piorando o quadro. Nestes casos, para descongestionar o bloqueio, devemos ativar a circulação sanguínea, aplicando massagem com ventosas.

6 comentários:

  1. Seu blog é muito interessante, sou massoterapeuta ´12 ANOS, estou começando a trabalhar com ventosas, estou meio no escuro, no momento não pósso fazer um curso para me aperfeiçoar, gostaria se possivel me indicar onde posso encontrar download na internet onde posso encontrar, sobre esta tecnica, principalmente sobre ventosas coreanas, a que estou usando no momento, leio muito sobre este assunto, mas gostaria de me aqperfeiçoar meus conhecimentos, obrigada pela atenção.
    sandra.mascarllo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra , obrigado pelo comentario.

    infelizmente não conheço nenhum site para download de ventosas, vou continuar pesquisando,
    segue abaixo um documento muito bom sobre ventosa e massagens e alguns videos.

    abraços e sucesso

    http://www.cecth.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=70

    http://www.vidoemo.com/yvideo.php?i=WE1SNGU5cWuRpUDNEN2M&ventosas-je-en-tv-dscn3600

    http://www.youtube.com/watch?v=LblTVxkPxKY

    ResponderExcluir
  3. Oi Bill,gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog,sempre entro e fico horas lendo suas postagens,sou massoterapeuta e quero trabalhar com ventosas,mas moro no interior de São Paulo e não sei como posso fazer um curso especifico você sabe se tem algum site mesmo que tenha custo.Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentario.Bom encontrei esse curso online, não conheço, é bom dar uma conferida. abçs

    http://www.terapeutaeliana.no.comunidades.net/index.php?pagina=1875732429

    CURSO DE VENTOSATERAPIA ( sucção com copos de ventosa , pontos e alivio de dores em geral) 120,00 reais

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde é o curso de ventosaterapia . Tenho interesse

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails