terça-feira, 8 de setembro de 2009

Massagem Auricular

A Auriculoacupuntura é um dos método utilizado para um tratamento eficaz, simples, econômico e de fácil aprendizado. O terapeuta pode diagnosticar inúmeras enfermidades através de mais de 200 pontos reflexos na orelha. Como o pavilhão auricular tem a forma de um feto dentro do útero, há pontos ligados a todo o organismo. Baseado no conhecimento desses pontos, a massagem auricular tem eficácia comprovada no tratamento de vários distúrbios que afetam o homem moderno. A massagem difere da acupuntura porque trabalha em áreas ou zonas reflexas; e como é feita através do toque, é impossível atingir os pontos precisos em áreas minúsculas da orelha.

Para conhecermos esse trabalho de massagem auricular, precisamos saber alguns detalhes sobre a orelha. O pavilhão auricular se compõe de uma fina lâmina de cartilagem elástica, amarela e recoberta de tegumento. Esta se liga às partes circunvizinhas por ligamentos e músculos, e o início do meato acústico externo, por tecido fibroso. Na orelha também existem músculos, nervos sensitivos, artérias e veias.

Na medicina oriental, a orelha é divida em três regiões:

1 - Área Inferior: referente a cabeça e pescoço;
2 - Área Central: referente ao tronco (órgãos e vísceras);
3 - Área Superior: referente aos quadris, coxas e pernas.

Através do estímulo do toque nessas áreas, haverá uma resposta em nível de sistema nervoso central, no hipotálamo, agindo sobre os órgãos correspondentes.
A orelha também sofre influências no campo emocional. Prova disso, é que em casos de timidez ou outro contratempo, às vezes as orelhas esquentam e ficam vermelhas, dizemos que estão “pegando fogo”.

As pessoas que recebem Massagem Auricular, experimentam as mais diversas sensações, não só no próprio pavilhão auricular, como nos órgãos. As sensações de: calor e adormecimento no pavilhão auricular, que atingem quase que 80% dos pacientes , são sinal de êxito no tratamento. A dor é também uma reação normal.

Com relação às sensações próprias dos órgãos, temos:

1. Calor – geralmente em pacientes afetados com enfermidades crônicas, como, reumatismo, artrite, artrose.
2. Adormecimento – em pacientes com enfermidade crônica.
3. Frio – é próprio de pacientes afetados por tuberculose, artrite, etc.
4. Formigamento – ocorre em pessoas com afecções da pele.
5. Dor – sente-se a dor no órgão afetado, e pouco a pouco, vai aliviando.

A Massagem Auricular pode ser auto-aplicada, mas o resultado será bem melhor quando feita por um terapeuta, em um ambiente agradável, tranqüilo, acompanhada de uma música bem relaxante.
Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails