quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Massagem dos Tecidos Profundos


A Massagem dos Tecidos Profundos é a técnica de massagem que foca, em particular, as partes profundas do tecido muscular. O nome desta técnica deriva do mesmo termo em inglês: Deep Tissue Massage.

Trata as patologias crónicas que estão associadas aos grupos musculares afetados por uma lesão que, na sua fase aguda, não foi devidamente tratada, assim como também nos tendões e ligamentos afetados.

A Massagem dos Tecidos Profundos caracteriza-se pela utilização movimentos lentos, pressão direta e fricção. Deve, contudo, iniciar-se sempre com uma ligeira pressão, sendo essa pressão aumentada à medida que se vai trabalhando o músculo ou grupo muscular. Esta técnica elimina as toxinas em toda a extensão do músculo profundo e não simplesmente a nível superficial. Devido a esta libertação de toxinas, é muito importante beber muita água logo após a sessão de massagem de modo a poder eliminar as toxinas do corpo.

A duração deste tipo de massagem deve ser curta para não traumatizar os tecidos musculares. Este tipo de massagem pode não ser muito confortável, mas pode trazer mais benefícios ao corpo do que uma "simples" massagem superficial.

A Massagem dos Tecidos Profundos destina-se a todas as pessoas que tenham músculos excessivamente contraídos, decorrentes de atividades desportivas ou não (como por exemplo, decorrentes de posturas indevidas).

Principais benefícios

- Redução de tensões musculares crónicas (tendinites, contraturas, ...);
- Redução da sensação de stress;
- Melhoria da circulação venosa e linfática.

A Massagem dos Tecidos Profundos deve ser utilizada como terapia em casos de tensões musculares crónicas, devendo ser praticada apenas por terapeutas experientes que saibam dosar a sua pressão sobre os músculos a massagear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails