sábado, 12 de setembro de 2009

Massagem e Pressão Alta


Estudo entitulado "Pressão alta e sintomas associados foram reduzidos com massagem terapeutica" foi completado em maio de 1999 e foi conduzido em conjunto com o Touch Research Institute, the University of Miami School of Medicine e Nova Southeastern University na Flórida.

Adultos hipertensos que receberam sessões de massagens duas vezes por semana sentiram menos depressão e hostilidade e mostraram uma redução nos níveis de hormônios do stress, de acordo com um estudo.

Trinta adultos com hipertensão controlada foram aleatoriamente escolhidos para fazer parte do grupo de terapia de massagem ou do grupo de relaxamento progressivo.

Ás pessoas do grupo da massagem foram dadas sessões de 30 minutos de massagem, 2 vezes por semana no período da tarde ou no início da noite durante 5 semanas.

As massagens foram realizadas de forma rotativa por vários terapeutas. Com a pessoa na posição supino(de costas), o terapeuta deveria massagear a cabeça e o pescoço, braços, torso e pernas com movimentos de fricção, amassamento pressão e alongamento. Com a pessoa deitada de barriga para baixo, o terapeuta deveria massagear a parte de trás das pernas e então massagear as costas.

Os participantes do grupo de relaxamento progressivo receberam instruções completas de como se auto-exercitarem, duas vezes por semana em sessões de 30 minutos durante 5 semanas. Os pesquisadores instruíram os participantes a somente realizar suas sessões no período da tarde ou início da noite nos dias designados, para garantir a compatibilidade com a agenda feita para o grupo da massagem.

As sessões de relaxamento começaram com os participantes respirando profundamente por alguns minutos enquanto estivessem na posição de costas como as mãos estendidas ao longo do corpo. Em seguida eles seguiram as instruções para contrair e então relaxar diferentes músculos, começando a partir dos pés até a cabeça. Os grupos de músculos incluídos neste trabalho foram os dos pés, barriga-da-perna, mãos, braços, costas e face.

As avaliações pré e pós-tratamento incluíram: histórico do estado de ansiedade para avaliar emoções atuais; uma amostra da saliva para medir os níveis de hormônio do estresse (cortisol); medida da pressão sanguínea sistólica e diastólica; questionário do Centro para Estudos Epidemiológicos da Escala de Depressão para avaliar o nível de sintomas depressivos; “Checklist de Sintomas” chamado SCL-90R que é um auto-relatório do histórico de sintomas de depressão, ansiedade e hostilidade; e a análise da urina na busca de aminas biologicamente ativas (composto químico) que afetam os sistemas nervosos e cardiovascular e a medida do nível de cortisol (hormônio do estresse).

RESULTADOS: Os resultados mostraram que enquanto ambos os grupos tiveram redução dos níveis de ansiedade e dos níveis de depressão, apenas o grupo que recebeu a terapia da massagem mostrou diminuição na pressão sangüínea diastólica e sistólica; redução dos níveis de hormônio do estresse (cortisol) tanto na urina quanto na saliva; menor pontuação para depressão, ansiedade e hostilidade.

Pesquisadores sugeriram que estudos futuros sejam realizados por períodos mais longos e examinem os efeitos da massagem sobre indivíduos que têm altos níveis de estresse.

“Períodos mais longos de acompanhamento também poderiam ajudar a determinar se os resultados refletiram os efeitos que encontramos na pesquisa atual ou se os resultados persistiram além dos sessões de tratamento.” – escreveram os pesquisadores -. “Se a terapia de massagem pode efetivamente reduzir os sintomas associados a hipertensão então ela provavelmente reduz o risco de problemas tais como ataques do coração e derrames cerebrais”.

Fonte: Touch Reseach Institute. Reportagem original “Journal of Bodywork and Movement Therapies” Janeiro 2000, Vol.4 – nº 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails