quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Massagem para bebês


O toque é o primeiro sentido desenvolvido pelo bebê. Durante a gravidez é frequente que o bebê toque a parede do útero e sua mãe o sinta. Por outro lado, é comum a mãe tocar o seu próprio abdômen para fazer contacto com o bebê. Muitas vezes os pais e outros familiares e amigos sentem-se também mais próximos do bebê ao tocarem a barriga da mãe para sentirem o bebê a mexer. Após o parto, o aleitamento materno é também uma forma de contacto extremamente gratificante, tranquilizadora e próxima.

O toque satisfaz uma necessidade tão essencial quanto comer e beber. É uma forma de comunicação muito apreciada pelo recém-nascido. A forma como os pais seguram o bebê sobre o peito ou os ombros e o balançam conforta o bebê. O seu carinho acalma o bebê e pode aliviar o seu choro. Tocar e beijar o bebê alimenta o seu sentido de viver e faz sentir-se amado.
Se gosta de dar massagens, saiba que é muito fácil massagear um recém-nascido e o seu bebê irá adorar! A massagem irá relaxar e promover um funcionamento adequado do organismo e ajudar no desenvolvimento do seu bebê. Além disso, ao massagear o seu bebê aprenderá a reconhecer melhor os seus movimentos, o que trará uma maior sensação de êxito enquanto mãe/pai.
Siga estas recomendações básicas para massagear o seu bebê:
 Espere que o seu bebê esteja bem acordado e receptivo, de preferência entre as mamadas;
 Certifique-se de que o quarto está quente e confortável;
 O melhor é sentar-se ao chão;
 Massageie o seu bebê com delicadeza mas de forma firme e com toda a palma da mão, para evitar fazer cócegas;
 Utilize um pouco de óleo vegetal para assegurar um contato prazeroso. Faça um teste prévio com o óleo numa pequena área do corpo do bebê para certificar-se de que não é alérgico ao mesmo;
 Mantenha uma atitude relaxada e esteja atenta às preferências do seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails