terça-feira, 27 de outubro de 2009

Massagem e o Banho Turco

Em Istambul e na Turquia em geral, há uma tradição que é o Banho Turco, o "Hamman", uma mistura de calor seco, de calor húmido, de frio e de massagem, que teve a sua origem há milhares de anos, sendo já praticado pelos Romanos e pelos Bizantinos.

A origem do banho turco parece estar associada a tratamentos médicos para desobstrução de poros e hidratação de pele. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que tem retenção de líquidos.

Tomar um banho Turco, é uma experiencia pros sentidos, pro corpo e pra alma, e sem falar na aula de historia!

Os Hamams foram introduzidos pelos Ottomanos, que sempre valorizaram a limpeza corporal, e acreditavam que a limpeza corporal os deixaria tambem limpos espiritualmente (ritual até hoje comum a cultura Islamica, onde as pessoas tem que se lavar antes de rezar).
Alem disso, um Hamam era o local de relaxamento e socializacao - os homens ficavam separados das mulheres (acontece até hoje), e na sala masculina eram discutidas estrategias de guerra e negocios, enquanto que para as mulheres era um local onde poderiam se livrar um pouco da sociedade opressora, e de quebra pesquisar potenciais noras ou sogras!

O banho turco, ou hamman, como é chamado por lá, foi inspirado nos banhos gregos e romanos, mas foi Maomé que estimulou sua proliferação, em 600. É bom lembrar que, em sinal de respeito, os muçulmanos têm o hábito de lavar pés e mãos antes de entrar nas mesquitas. Mais tarde, a prática ficou famosa pela esposa do sultão Selin II, Nurbanu Sultan.

Os mais antigos e turísticos locais de banhos em Istambul são o Cemberlitas e o Suleymaniye Baths, construídos na época dos otomanos, em meados de 1.500. Nas casas de banho existem as entradas para os homens e para as mulheres. Depois de retirar a roupa (dá para ficar também com roupas de banho) a pessoa é encaminhada a uma enorme sala redonda, em mármore, aquecida, e aguarda para receber o banho que é feito por mulheres turcas (no lado feminino) e homens (na ala masculina).



Os mais indicados são os menos procurados turisticamente , são melhores na questão da esfregação no corpo, que é feita com um sabonete especial à base de azeite de oliva.

O mote do banho é a esfregação na pele com um tecido de algodão dentro da sala aquecida. Depois disso, a massagista joga água fria e encaminha a pessoa à sala de relaxamento para que possa desfrutar do ritual com tranqüilidade. Este intervalo é importante para que a pessoa recupere as forças, já que o calor e a esfregação mais a água fria tendem a deixá-la com sensação de moleza.

Benefícios:

-O Banho Turco desintoxica o organismo, contribuindo para a redução dos sais, gorduras e toxinas. Sem esforço físico, descarrega a eletricidade do corpo e relaxa os músculos, reduzindo o stress e eliminando dores musculares.
- É indicado por médicos em casos de alergias da pele, dos pulmões, bronquites, sinusites, resfriados, rinites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo e tabagismo.
- O Banho Turco permite, pela sua própria ação, desengordurar o couro cabeludo, com melhoria das condições de oleosidade.
- É muito agradável para os homens fazerem a barba e para as mulheres se depilarem durante o Banho Turco, sem a necessidade do uso de espuma, cremes, etc.


Precaução:

Antes de fazer Banho Turco deve aconselhar-se com o seu médico, porque se não for saudável esta prática pode ser bastante prejudicial. Com efeito, quem tem hipertensão e problemas cardíacos ou vasculares não deve fazer sauna. Também nestes casos é desaconselhado o ritual nórdico do duche frio após um período de exposição ao calor. A mudança brusca de temperatura pode provocar um espasmo nas artérias, que não é nada aconselhável a quem tem problemas de circulação e de obstrução das veias. Também quem sofre de hipertensão não deve ficar sujeito a um ambiente que aumenta ainda mais os valores arteriais.

2 comentários:

  1. sou de natal rio grande do norte tenho uma clina de estetica faço uma massagem turca com pedras quentes e serto?

    ResponderExcluir
  2. A massagem turca na realidade é mais um esfregação com toalhas feita dentro da sauna, creio que a sua massagem deve ser mais uma massagem com pedras quentes. ok. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails