quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Principais movimentos na massagem


A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao estresse, tão comum no mundo moderno.

São utilizados três movimentos principais na massagem clássica: deslizamento (effleurage), amassamento e tapotagem.

As duas primeiras técnicas são as mais usadas nas massagens feitas em casa. A evolução das técnicas básicas da massagem deve ser feita de forma combinada, para que todo o corpo seja sentido como uma unidade orgânica, com início, meio e fim.

A técnica do deslizamento superficial constitui o início do procedimento. É feito em linhas combinadas que acompanham os contornos dos grupos musculares e do corpo humano, ou ainda, em círculos, estimulando a circulação sanguínea em direção ao coração. O contato da palma da mão com o corpo do paciente deve ser suave, constante, fluida e envolvente.

Enquanto o deslizamento tem uma ação superficial no corpo, o amassamento é feito com ambas as mãos agindo alternadamente. Toda palma da mão segura o corpo muscular apalpando-o levemente e soltando-o em seguida, para começar o toque seguinte. Massageie mais demoradamente as áreas onde há mais tensão. Termine a massagem com deslizamento feito de maneira vagarosa.


Técnicas de massagem sueca incluem: deslisamentos (effleurage), amassamento, fricção, percussão, vibração. A seqüência de técnicas geralmente são:

1. Effleurage: deslizamento com as palmas das mãos e dedos.
2. amassamento: movimentos amassar com as mãos, polegares e os dedos.
3. Friction: pressões circulares com as palmas das mãos, polegares e / ou os dedos
4. Vibrabração: movimento oscilatório que sacudir ou vibrar o corpo.
5. Percussão: batidas ritmadas principalmente com as mãos.
6. Movimentos: flexão e alongamento.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails