domingo, 6 de dezembro de 2009

As técnicas básicas da massagem (massagem sueca)




Uma massagem firme, pode ser bastante benéfica, não provocando desconforto no massageado, pese embora o fato de haver quem, pense que o repetido e vigoroso esbofetear e esmurrar possa ser doloroso. Na massagem existem técnicas que vão desde as carícias suaves (Effeurage), até ao “esmurrar” (Tapotement), passando pelo amassamento (Pétrissage) e pela fricção.

São quatro as técnicas básicas de massagem, a saber:

1. Effeurage

2. Pétrissage

3. Fricção

4. Tapotement


Effleurage

Esta técnica, é caracterizada por movimentos longos e suaves como se acaríasse-mos o corpo, usando a palma da mão para zonas mais alongadas e os dedos para zonas de reduzidas dimensões.

Por norma, esta técnica é usada para espalhar uniformemente o óleo pelo corpo (ou zona a massagear).

Usada para iniciar a massagem, suaviza as terminações nervosas e é o primeiro contato entre o massagista e o massageado, é usada igualmente na fase final da massagem para acalmar os músculos, após a aplicação de outras técnicas.

O effleurage é usado como passagem entre duas técnicas mais ativas (pretissage e tapotement), não só para acalmar os músculos, como também para relaxamento do massagista.

É a técnica fundamental para a “ligação afetiva” entre os intervenientes. Caso surjam dúvidas, sobre qual a técnica a ser aplicada em seguida, o effleurage é o elo de ligação.

A pressão a aplicar pelo massagista deve ser suave no sentido contrário à circulação e com uma maior pressão no sentido de retorno.

Quanto mais afastado estiver o coração da zona massageada, maior deve ser a pressão aplicada.

As mãos devem estar em permanente contato com o corpo, ainda que alternadamente.


Pétrissage

Esta técnica envolve várias maneiras de amassamento, rolando a pele entre os dedos e puxando pele e músculos.

Assim, são as estruturas fortalecida, sendo-lhes dada a firmeza, através do estimulo das mais profundas camadas de tecido, majorando o fornecimento de sangue à área. O fluxo de linfa é igualmente melhorado.

O amassamento dos músculos, muito semelhante ao amassar do pão, trabalha-se por norma, num só músculo ou grupo muscular de cada vez.

Ao aplicar-mos um amassamento ligeiro, são agarradas as camadas superiores do músculo, ao passo que se efetuar-mos um amassamento mais firme são “atingidas” as camadas mais profundas dos músculos. Assim, são aliviados os músculos tensos, descongestionando tecidos, ajudando ainda a eliminação de todas as toxinas.


Fricção

Na fricção, também chamada de massagem do tecido conjuntivo, é usado um movimento rotativo e penetrante.

É feita uma aplicação direta num local específico, usando polegares, pontas ou nós dos dedos.

Esta técnica deve ser aplicada em zonas onde se verifique retesamento e espasmos musculares nas costas.


Tapotement

Também conhecida como percussão, esta técnica é rápida e estimulante. Pode incluir ventosas (mão em forma de concha), golpear, esmurrar (socar) que, embora dando o aspecto de técnicas dolorosas, devem ser aplicadas sem algias, nem causando equimoses.

Deve ter-se em atenção, para não aplicar esta técnica em zonas onde os músculos sejam de reduzida espessura.

Devem ser aplicados “golpes” rápidos, precisos e ritmados. A empatia entre massagista e massageado é fundamental, devendo o massageado ser indagado sobre a agradibilidade ou não da técnica usada.

É a técnica aconselhada para tonificar e fortalecer a pele, nomeadamente em zonas propensas à celulite, como sejam coxas e nádegas.

Pode ser aplicada, usando as costas da mão ou as mãos em forma de gume, com pancadas rápidas e alternadas.

4 comentários:

Related Posts with Thumbnails