segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Coluna vertebral - o eixo das emoções


Emoções negativas podem causar dores nas costas, um mal que incomoda 80% da população e que, além da má postura, também se origina de sentimentos como raiva, medo, insegurança e insatisfação.

Com a diminuição da sobrecarga emocional e a correção da postura, é possível reduzir a dor nas costas. Quando estamos em paz, felizes e equilibrados, a tendência é andar olhando para frente, com a coluna alinhada e o peito aberto. Porém, quando estamos em desequilíbrio ficamos curvados, fechados, aprisionados; os músculos se contraem e é como se algo nos puxasse para baixo. Qualquer desequilíbrio físico ou mental pode resultar em dores nas costas.

A coluna vertebral é composta por 33 vértebras separadas por discos intervertebrais que funcionam como amortecedores. Cada vértebra tem dois orifícios por onde passam nervos que conduzem os impulsos originados do cérebro e se ramificam pelo corpo, comandando todas as funções do organismo. Suas curvaturas normais garantem mobilidade, força e equilíbrio. Fora do prumo, esta estrutura sofre e faz sofrer. Assim, o que fazer para melhorar a dor nas costas?

Cuidados no dia-a-dia

Ao dormir - Deitar de lado com joelhos dobrados e um travesseiro entre as pernas é a posição mais adequada. A cabeça deve ficar apoiada num travesseiro que mantenha a coluna cervical alinhada com a dorsal. O colchão deve ter a densidade para seu peso e altura.

Ao levantar-se - Vire-se de lado e coloque as pernas para fora da cama, impulsionando o corpo calmamente com as mãos. Não se esqueça de espreguiçar.

Ao sentar-se - Mantenha a coluna sempre alinhada, como se houvesse um livro apoiado sobre a cabeça. A escolha da cadeira adequada é importante. O assento deve ser firme e o encosto levemente inclinado para trás. O uso de um apoio lombar pode ajudar. A altura ideal do assento é a que deixa a pessoa sentada com um ângulo reto nas articulações dos joelhos e tornozelos.

Ao dirigir - Regule o banco acomodando a coluna vertebral próxima da posição vertical. Ajuste o espelho retrovisor de forma que, ao utilizá-lo, a coluna fique ereta. Os pedais não devem ficar muito distantes.

Ao andar ou ficar de pé - Sempre ereto, cabeça erguida olhando para frente. Distribua o peso nas duas pernas. Mantenha o abdome contraído.

Ao pegar objetos - Ao erguer um objeto, flexione os joelhos e tente contrair a musculatura abdominal. Se o objeto for muito pesado, use patamares intermediários ou não se acanhe em pedir ajuda.

No lar - Em qualquer atividade que deva ser executada em pé, como passar roupa, lavar louça ou preparar as refeições, a superfície de trabalho deve estar à altura da cintura, evitando a inclinação do corpo. Use um banquinho para apoiar um dos pés. Para arrumar a parte de baixo do armário, não flexione o tronco e sente-se em um banquinho.

No escritório - Verifique se a posição dos móveis é adequada à sua atividade profissional. Evite andar com a cadeira de rodinhas se torcendo para pegar objetos e segurar o telefone entre o ombro e o pescoço. A altura ideal de uma mesa de trabalho deve ser de aproximadamente 5cm superior à altura do cotovelo.

No computador - O teclado deve estar aproximadamente na mesma altura dos cotovelos. A melhor posição para o monitor é 15º abaixo da linha horizontal, distante dos olhos entre 40cm e 70cm.

Dentro dos padrões mencionados, deve-se experimentar variações para descobrir as posições ideais para extrair o máximo de conforto. O mais importante é sentir-se confortável e relaxado, além de usar os movimentos de forma correta e harmoniosa, evitando, assim, esforços desnecessários.

Atividade física e controle de peso também ajudam, além de uma boa massagem, que proporciona relaxamento muscular, alivia as dores e tensões, reduz o estresse e a ansiedade, favorece o sono e estimula os sistemas nervoso, sanguíneo e linfático. Sem contar que também ajuda a lidar com emoções que interferem na postura.

Algumas vezes ao dia, sente-se confortavelmente num lugar tranqüilo com a coluna ereta e os olhos fechados, e respire fundo e devagar por alguns minutos. Isso diminui a ansiedade e a dor nas costas.

fonte:revista harmonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails