terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Espondiloterapia


Trata-se de um protocolo para avaliação, interpretação e orientação aplicado à coluna vertebral e/ou seus comprometimentos. Com o uso da Espondiloterapia, é possível melhorar a qualidade de vida de uma pessoa por identificar e corrigir os fatores geradores de várias patologias ou desconfortos que a afligem, como: muitas das dores de cabeça, algumas das tonturas, dores na nuca, dores na musculatura do pescoço, dores no ombro, no cotovelo, dificuldades para fechar a mão ao acordar, tremores na vista, dificuldades para se fazer respirações profundas, dores no peito, azia (refluxo gastro-esofágico), dores nas costas (região torácica e lombar), dores que descem pela perna (glúteo, coxa, panturrilha), dores na articulação coxofemoral, câimbras noturnas, esporão no calcâneo (posterior e plantar), osteoporose, reumatismo e outros. A Espondiloterapia tornou-se um gerenciador para tratamentos Massoterapêuticos, Quiropráticos, Osteopáticos e Fisioterapêuticos.

Espondiloterapia significa, literalmente, “Terapia das Vértebras”, pois a palavra Espôndilo tem origem Grega definindo o que conhecemos por “Vértebra”. No início do século XX, na Europa, a palavra “Spondylotherapy” era usada para definir um trabalho de “percussão” no Processo Espinhoso das Vértebras

Espôndilo = vértebra

A manipulação vertebral consiste no movimento passivo da coluna. Deve ser sempre realizado por um profissional médico ou por um especialista devidamente capacitado e com indicação da viabilidade clínica.

A idéia de manipulação vertebral é quase sempre falsa. A manipulação é um método terapêutico para o tratamento dos problemas vertebrais e tem suas indicações e contra indicações. Poderá ser realizado por meios de movimentos delicados, ou mais firmes, porém, jamais de maneira violenta e dolorosa. A dor já é uma das contraindicações.

Manipulações normalmente são indicadas após cuidadoso estudo e exames radiográficos, afim de evitar falhas e observado as contraindicações como: gravidez, tuberculose, sífilis, tumores, processos reumáticos avançados, arteriosclerose, espondiolístese, osteoporose, crise aguda do nervo ciático, entre outros. Estes exemplos se excluídos, a manipulação estará indicada desde que a história clínica e os exames do paciente e as algias sejam de origem vertebral.



A técnica da Espondiloterapia procura descomprimir e realinhar a coluna e restabelecer os desvios, buscando regular a circulação normal das raízes nervosas ao nível do canal medular.

A massagem é sempre necessária antes das manipulações. Além do grande discernimento, habilidade e conhecimento biomecânico etc., devemos manipular apenas com a finalidade terapêutica, nunca como demonstração circense. Devemos até mesmo desconfiar de manipuladores sem escrúpulos que a pretexto de colocá-los “no lugar”, farão estalar suas vértebras.

O estalo das articulações vertebrais tem o mesmo significado que o estalo das articulações dos dedos. É sobre o bloqueio das articulações e não sobre pretensas deslocações que as manipulações vertebrais podem agir.

A manipulação é um movimento aplicado diretamente sobre uma articulação ou um conjunto de articulações que teve uma folga fisiológica dos espaços discais, sem ultrapassar os limites que a anatomia impõe aos seus movimentos.

Fonte:revista Personalite Esthetyque,YuriAthayde

2 comentários:

  1. gostaria de saber se tem esse tratamento aquí em recife,por favor me forneça o endereço e telefone do lugar em que fica. meu e-mail é assisapedidos@hotmail.com - fone 081-91264058 / obrigado

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não conheço nenhum profissional em
    recife, se alguem poder ajudar...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails