segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Emoções positivas


Atualmente as ciências médicas modernas estimam que entre 80 à 90% de todas as doenças são causadas por stress.
De acordo com Holmquist (1985), sob stress as atividades hormonais tornam-se aceleradas em nosso corpo, resultando em um desequilíbrio no sistema endócrino. No sistema eliminativo observa-se constipação ou a excessiva secreção. O sistema nervoso fica totalmente alterado, prejudicando a transmissão nervosa. Todos os processos digestivos normais como a absorção, distribuição, assimilação e eliminação são inibidos durante situações de stress. Os músculos tendem a ficar tensos e contraídos e o sistema circulatório é afetado pelo aumento da taxa de bombeamento do coração e a constricção dos vasos sanguíneos causando pressão alta. As chances de ocorrerem problemas como acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos cárdiacos aumentam consideravelmente.
As emoções negativas causam stress no corpo, consequentemente levam a uma diminuição da imunidade natural, aumentando as chances de contrair infecções bacterianas, virais e principalmente dores musculares. Emoções como o medo, preocupação, tristeza, raiva, ciúmes, inveja e hipocrisia são imensamente prejudiciais para o corpo. A raiva e o ciúme interferem nas mensagens cerebrais para todas as partes do corpo. Os músculos ficam sempre tensos, com maior freqüência na região do pescoço e cervical. Devido ao fato de que os músculos são fixados aos ossos, as tensões musculares podem causar desalinhamentos e compressões vertebrais, gerando assim quadros dolorosos em toda a coluna vertebral.

Existe um inter-relacionamento simbiótico entre cada órgão do corpo humano com uma emoção específica. Ou seja, toda doença física tem uma emoção correspondente como origem. Por que sentimos, como sentimos é o resultado da sinfonia e harmonia das nossas próprias moléculas de emoção, que afetam cada aspecto da nossa fisiologia.
Do lado oposto da esfera emocional temos as emoções positivas como a esperança, serenidade, paciência, coragem, gentileza, afeição e o amor. Quando uma pessoa se envolve nestas emoções positivas seu corpo é livre do stress e assim se torna mais apto a experiênciar uma saúde normal. Emoções positivas podem construir saúde e alegria no indivíduo. A pessoa é o balanço do que está pensando. A chave para uma vida saudável e livre de dores, doenças e stress é manter suas emoções sempre positivas. Isso pode ser feito entendendo e controlando suas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails