sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Linguagem do Contato


"Deixe-me massagear um pouco, que logo vai melhorar."Além talvez do abraço de duas pessoas, gesto puramente de amizade, ou de transmissão de nossa felicidade e alegria, não nos teremos desviado demasiadamente de nossos instintos ao reservar a linguagem do tato exclusivamente para os gemidos de dor e tristeza ou para o momento do sexo? Não teríamos medo do contato que signifique apenas afeição, ou um modo de relaxar ou curar?

Recebendo a Massagem

Tão logo você se sente ou deite, deixe-se fundir totalmente na área do seu corpo que está sendo trabalhada. Feche os olhos e preste atenção à sua respiração e as partes do seu corpo que se movimentam quando você inspira ou expira. Tente se livrar de toda preocupação ou problema que esteja em sua mente. Ao sentir as mãos do massoterapeuta, seja receptivo e simplesmente se centralize nas sensações causadas pelo contato do doador.

Permita que seus membros sejam erguidos e mobilizados pelo doador, rendendo-se, em vez de tentar ajudar. Deixe o doador saber se você estiver apreciando em especial certo movimento, ou se você acha que a pressão esta demasiada intensa, mas, fora isso, evite falar.

A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilíbrio dos líquidos(sangue, linfa).

Uma boa massagem vai afetá-lo em todos os níveis do seu ser.

Fisicamente, seus benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações.

A massagem também afeta os centros de energia, ou chakras do corpo sutil. No nível mental, a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas também o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contato, e das que são percebidas como excluídas.

Tão logo você tenha percebido onde se situam seus bloqueios de energia, poderá dar inicio à tentativa de integração do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma auto-imagem mais positiva, poderá assumir a responsabilidade por sua própria felicidade e saúde.

Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Também pode liberar grande energia, até então desperdiçada nas tensões. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial.

Aspecto emocional da massagem é fundamental.No nível espiritual, é difícil descrever os benefícios da massagem, porque estamos falando de algo que é intrinsecamente indefinível: a essência, a força vital, o todo que é superior à soma de suas partes. Não é raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepção, de presença no momento, semelhante à experiência da meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails