quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral



Esta terapia faz parte das terapias não invasivas usadas para melhorar e reequilibrar o corpo humano prevenindo e melhorando a saúde no seu todo.

Por terapias não invasivas quer-se dizer terapias que não afetam o organismo de uma maneira agressiva, negativa ou que não têm contra indicações.

Estas terapias normalmente são caracterizadas por movimentos extremamente lentos, toques suaves ou toques e movimentos suaves ou mesmo sem tocar no corpo como algumas técnicas energéticas.
Ela deriva da tão famosa Osteopatia Craniana a qual tem vindo a ser cada vez mais conhecida devido ao reequilíbrio das articulações cranianas e não só; reequilíbrio esse que frequentemente corrige ou diminui muitas disfunções que existem a nível da cabeça.
A Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral) faz uso de um toque muito suave
que normalmente é semelhante ao peso de uma moeda, para melhorar a circulação do liquido céfalo-raquidiano, liquido este que banha, envolve e protege todo o sistema nervoso central.

Como facilmente se depreende a saúde do corpo depende do bem estar do sistema nervoso uma vez que é aqui que chegam e partem todas as informações de e para todo o corpo.
Assim qualquer obstáculo à livre circulação desse liquido quer na caixa craniana (cabeça) quer ao longo da espinal medula irá refletir-se em todo o corpo.

A Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral) usa um conjunto de técnicas não invasivas para relaxar e equilibrar o corpo e todo o sistema sacro craniano de forma a eliminar tensões e obstáculos que se opõem à livre circulação do liquido céfalo-raquidiano, ao bem estar e à saúde da pessoa.
Tudo aquilo que altera ou afeta o livre movimento do liquido céfalo-raquidiano ou que afete o sistema sacro craniano deve ser corrigido para que o sistema nervoso e o corpo funcionem o melhor possível.
Este liquido encontra-se dentro das meninges pelo que qualquer alteração ou compressão nestas, acaba por afetar todo o sistema nervoso.

A Terapia Sacro Craniana visa não só melhorar toda a circulação do liquido céfalo-raquidiano mas também tudo aquilo que possa afetar a sua livre circulação. Ela trabalha as meninges, os ossos cranianos, o sacro bem como todo o corpo.

O tipo de toque extremamente suave faz com que ela possa ser usada por todos inclusive pelos recém nascidos.
Como ela é dirigida à melhoria de funcionamento de todo o sistema sacro craniano, ela afeta profundamente todo o sistema nervoso, todo o corpo e toda a saúde.

Notas
: Os resultados desta terapia, tal como de muitas outras, não depende da terapia mas sim do profissional que a aplica. Saber aplicar bem uma terapia não quer dizer que consiga bons resultados.

1) Eu não sou médico nem psicólogo. Para diagnósticos ou avaliações em problemas de saúde, queira consultar o seu médico ou profissional de saúde. Recomendo a consulta de médicos ou de profissionais competentes e certificados.


2) São precisas várias sessões para se resolverem problemas que levaram anos a formar-se.

Qualquer problema é o resultado da soma de muitos problemas acumulados ao longo dos anos. Querer resolver tudo numa sessão é algo irrealista.
As formações, os conhecimentos e as experiências adquiridos ao longo dos anos
e ao longo de toda uma vida permitiram-me entender não apenas os problemas, mas as muitas situações que se encontram por detrás dos problemas que se manifestam no nosso dia a dia, sejam eles fisicos, emocionais, mentais ou outros.Eu aplico os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e não apenas terapias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails