sábado, 27 de março de 2010

Massagem Biorrítmica Bioenergética


A MASSAGEM BIORRÍTMICA BIOENERGÉTICA, é a técnica que utiliza o princípio de observação do ritmo das energias sutis e da Bioenergética. Têm procedimentos de manipulação do corpo, pressões controladas a nível superficial e profundo, toque para relaxar a musculatura contraída e exercícios que propõem ajudar a pessoa a entrar em contato consigo mesmo, liberando as tensões por meio de movimentos apropriados e respiração correta.

No trabalho da bioenergética o importante não é o que o cliente fala, mas como fala, o que está reprimindo em seu olhar, no jeito de se movimentar, no tom de sua voz. O terapeuta que aplica a MASSAGEM BIORRÍTMICA ENERGÉTICA propõe ajudar as pessoas a entrarem em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos cadenciados e apropriados.

É conhecido pela maioria que quando a criança nasce, sua respiração é perfeita. É abdominal. Durante seu crescimento e desenvolvimento, muitos bloqueios, medos, e censuras vão se acumulando, tendo início em casa com os pais, depois na escola, mais tarde o convívio com o trabalho, fazem com que esta pessoa crie defesas.

Então, sua energia fica muitas vezes estagnada. Deixa de respirar naturalmente, sua auto-expressão é reduzida, a comunicação com o mundo exterior se torna difícil, refletindo em seu corpo. Uma pessoa que experimenta este tipo de situação não se dá conta que ela está respirando somente aquela quantidade de ar suficiente para sobreviver.

Ela restringe até mesmo o seu espaço físico, se torna tímida ou receosa. Ela não está livre para vida, não é feliz, não está integrada consigo mesma, nem com a natureza.

Dia após dia, seus movimentos ficam bloqueados. Na vida adulta se torna uma pessoa cheia de travas, ressentimentos, tensa, com a musculatura endurecida e dolorida, quando não somente isto, desenvolve sentimentos conflituosos e pensamentos confusos.

Muitas dessas pessoas geram em seu organismo doenças crônicas, tais como: enxaquecas, gastrites, bronquites, asma, dores e curvaturas na coluna, pressão alta, cansaço, depressão, estresse, e assim por diante, até o momento que ela não mais suporta suas dores físicas e busca recursos com as drogas químicas.

É importante esclarecer que o estresse não está associado a uma carga excessiva de trabalho, muitas pessoas estão estressadas por que seus pensamentos não a deixam em paz, seus conflitos existenciais são antigos e profundos.

A melancolia é permanente ou cíclica. Se esta pessoa começa a se observar, identificando estas questões vivenciais e seus distúrbios orgânicos ela perceberá que um fato esta ligado ao outro.

Por exemplo: "Todas as vezes que me aborreço, meu dia se acaba, a enxaqueca aparece". Os fatos citados por clientes que buscam a massagem , são inúmeros. Voltando ainda a falar sobre a Bio energética, que significa a energia da vida, Lowen dizia: "que na medida em que se valoriza a vida e o prazer, existe uma verdade que não pode ser ignorada. Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente, e sentir com intensidade."

A MASSAGEM BIORRÍTMICA ENERGÉTICA é a abordagem que trabalha no sentido de estabelecer esse prazer de estar cheio de vida(vitalidade). Ampliando este conceito dos bloqueios, foi denominado de COURAÇA MUSCULAR, chegou-se a idéia das estruturas de caráter que define o sujeito conforme seus tipos de defesa.

A COURAÇA é um conjunto de tensões musculares que estão organizadas em sete seguimentos básicos, distribuídas pelo corpo, desde a cabeça até os pés.
As funções das COURAÇAS é criar barreiras de defesas e proteção, que bloqueia o contato da pessoa com as suas sensações, sentimentos e também com o mundo. Além disso, ela provoca uma inibição respiratória, que consequentemente diminui a ventilação pulmonar e a restrição às sensações físicas.

O mecanismo que dá origem a COURAÇA MUSCULAR é o de repressão, que significa inibir e negar determinadas sensações e impulsos, que estão dentro do contexto em que a pessoa se desenvolve. Para se entender melhor o conceito de COURAÇA devemos compreender também a ligação decorrente entre emoção, musculatura e respiração.

A Palavra emoção quer dizer "mover para fora", ou seja, o movimento das sensações naturais. Quando uma pessoa passa por uma sessão de MASSAGEM , ela começa a fazer descobertas de quanto ela esta limitada.

As primeiras COURAÇAS MUSCULARES são removidas, então percebe o quanto a Vida pode ser prazerosa e seu corpo pode ser saudável. A Massagem Rítmica Bioenergética, tem um propósito que vai além do que somente aliviar as dores físicas.

Ela trabalha a nível profundo de circulação total, equilibrando os centros vitais para melhoria de todo estado corporal, mental e psíquico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails