sexta-feira, 23 de abril de 2010

Massagem é a intenção no toque


O toque ou massagem não pode ser aprendido somente através da leitura de um corpo teórico, faz-se necessário, antes de tudo, o experimentar, o fazer, o refazer para que se possa apropriar de um aprendizado que é individualizado, pessoal e não padronizado.

Nesse processo, a informação orienta e sugere, mas é no exercício e na prática que ela se torna conhecimento e aprendizado.Tocar e intencionar é trabalhar com a energia da vida e o seu estudo e conhecimento é, na verdade, inesgotável.

Massagem é a intenção no toque. É o tocar objetiva, desejoso da conquista da saúde pelo prazer. É o ato de troca que permite a vivência da cumplicidade e o aprimoramento da corporeidade. É o resgate ou a instituição da linguagem sensorial que evidencia a percepção de Si.

Massagear é oferecer-se ao outro. E sensibilizar, trazer presença, noções do limite físico, da imensidão que existe além do fisico. É promover a consciência do estar do corpo.

Ser massageado é aceitar o outro; É deixar fluir o toque que sensibiliza, sem viver o medo de viver o corpo. A sentir a continuidade do movimento que nasce da necessidade interna de produzir movimento e, assim, se descobrir no amplo.

Por Nereida Fontes Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails