terça-feira, 27 de abril de 2010

Massagem

Conceituação de massagem
O termo "massagem" em árabe significa "toque". No dicionário o seu significado é descrito como compressão metódica do corpo, ou de parte dele, para melhorar a circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas. Mas o seu significado extrapola essa função orgânica e puramente fisica.

É veículo de consciência, de percepção, de descoberta, de contato, de sensorialidade, de corporeidade.
Tocar, massagear é permitir troca, permuta e conhecimento. É doação, canal de transbordamento e escoamento de movimento, fluidez e vida.

É permitir-se estar na troca, na relação, na interação, no contato que permite o conscientizar-se, o conhecer-se, o reconhecer­se, o transformar-se, o reciclar-se, e o requalificar-se em uma conquista evolutiva e progressiva do estado de saúde.

É estar aberto a todas a possibilidades e potencialidades de ser, extrapolar os limites conhecidos de percepção e atenção e abrir-se para os diversos níveis e graduações de consciência e percepção: É mais do que aplicar uma técnica é exercer uma presença consciente dotada de intencionalidade.

Massagem é linguagem, dialogo de mãos, de toques diferenciados, de contatos variados, carregados de significados que são decodificados pelo corpo através da percepção sensorial, o sentir e o perceber. É capacidade de exercer-se nas relações, na reciprocidade da troca e da permuta, inserindo-se e descobrindo a potencialidade de crescimento e evolução que as relações possuem. Ser é estar em relação, é estar na capacidade de se exercer, de se expressar, de se acrescentar e acrescentar ao outro na doação de si naquilo que se é e na forma de se estar.

Massagear é se permitir revelar ao outro e no outro no grande espelho das relações e interações humanas. É estar atento ao que se está vivenciando como leitura e decodificação de sinais-e estímulos de conscientização-, de transformação, de evolução e crescimento mútuo.

É ter a certeza de não se está no isolamento da experiência de Ser, de Estar e de se transformar. É buscar consciência progressiva, tanto de si como do outro, tanto interna como externa. É se permitir ser um elo na grande cadeia de reciprocidade e interação evolutivas em que as conquistas, apesar de individuais, são somadas e acrescentadas em uma totalidade maior que engloba e integra a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails