quinta-feira, 1 de abril de 2010

Massoterapia para o Rejuvenescimento


A sabedoria ayurvédíca desenvolveu-se através das mentes meditativas dos rishis, os videntes hindus da verdade, quando perceberam que a consciência era energia emanada a partir dos cinco elementos básicos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Sua origem vem dos Vedas, os mais antigos manuscritos disponíveis no mundo hoje.

A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massoterapia, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

Paralelamente aos avanços da medicina, a expectativa de vida mas, por outro lado, a qualidade de vida da população, de um modo geral, diminuiu. O conjunto destes fatores, somados aos maus hábitos da vida moderna, como má alimentação, falta de atividade física e noites mal dormidas, vão gerar o estresse que, por sua vez, provocará reações do corpo. Estas reações desgastam os mecanismos fisiológicos que o corpo possui para manter-se em equilíbrio, fazendo com que o organismo funcione mal e sobrevenham doenças.Todos nós experimentamos os efeitos indesejáveis de tensão prolongada que leva a contraturas musculares, fadiga e dor, dificuldade de concentração e ansiedade. A tensão pode conduzir a problemas crônicos de saúde, como enxaqueca, e também psicológicos; perda da auto-confiança, irritabilidade e depressão.

Um estado prolongado de tensão do corpo reflete-se num estado permanente de desequilíbrio interno. Eventualmente nossos sistemas podem chegar ao esgotamento (que é a conhecida "estafa").Atualmente, o mundo inteiro tenta resgatar uma harmonia mente-corpo que foi perdida ao longo de muitas centenas de anos; anseia por estilos de vida mais saudável: uma dieta equilibrada, uma boa digestão, horas restauradoras sono.

O Ayurveda traz esta harmonia para nossas vidas e sua prática é indicada para promover a felicidade, a saúde e o desenvolvimento criativo. Segundo esta filosofia, onde há harmonia há saúde; onde há desarmonia, há doença.. A palavra harmonia, neste contexto, refere-se à integração que temos com o meio ambiente (natureza), através de nossos 5 sentidos. Em resumo, saúde é um estado de felicidade.

Existem muitas abordagens terapêuticas na medicina ayurvédica e a massoterapia (massagem ayurvédica) é uma delas. De acordo com os ensinamentos ayurvédicos a massagem é recomendada como prática diária, assim como comer e dormir. Ela equilibra o corpo e a mente, atuando nos níveis físico e psíquico. A massagem feita regularmente relaxa os músculos, articulações e o corpo todo. O calor gerado pela fricção faz circular a energia, aliviando dores e tensões; promove uma respiração mais profunda e natural; atua nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso; estimula o sistema digestivo; aumenta a imunidade, o apetite e leva ao sono profundo e restaurador.

O Ayurveda lembra ainda que ela nutre o organismo, cura doenças, rejuvenesce, revigora e revitaliza. Não nos esqueçamos que seus efeitos promovem também a virilidade e combatem o stress e a tensão.O Ayurveda recomenda o uso dos óleos medicinais para alcançarmos os melhores benefícios da massagem terapêutica indiana. Os óleos são nutrientes para a pele, segundo a visão oriental, pois contêm proteínas e carboidratos que são absorvidos pela epiderme e assimilados; isto leva à prevenção da secura (aumento de Vata), melhora do brilho e evita o envelhecimento prematuro.A massoterapia indiana é sempre feita com óleos que serão escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente. Os melhores tipos de óleos são aqueles prensados a frio e feitos com sementes de plantas cultivadas organicamente, já que são facilmente absorvidos, nutrem a pele e auxiliam na prevenção do envelhecimento.O Ayurveda enfatiza o uso correto de diferentes óleos naturais, especiais para a massagem, que devem ser usados de acordo com as estações do ano e em função das necessidades particulares de cada indivíduo.

A massagem ayurvédica deve ser uma prática regular e preventiva e seus efeitos benéficos são excelentes em casos de dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade, fraqueza, agitação, insônia, dores musculares ou insônia.Para administrar esta tensão do dia-a-dia, o Ayurveda propõe técnicas que trabalham em todos os níveis - mental, espiritual e físico. Elas ajudam a reduzir a ansiedade, melhoram as relações e o entusiasmo pelo trabalho e pela vida. Como ferramentas terapêuticas, liberam as energias bloqueadas e aumentam a vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails