sexta-feira, 28 de maio de 2010

Massagem relaxante


Sempre fui um incondicional fã das massagens relaxantes. As carícias que uma mãe dá ao seu filho bebé, visando o acalmar da sua agitação e muitas vezes do seu choro, são no fundo uma massagem relaxante.

Estas massagens, ajudam a relaxar os diversos grupos musculares, diminuindo ainda o stress, as dores...

Ao fazer as massagens, o terapeuta/massagista, usa a sua melhor ferramenta de trabalho: As suas próprias mãos.

O contato humano entre as mãos do massagista e o corpo de quem recebe as massagens, funciona como um tónico, aumentando a satisfação e o relaxamento, numa empatia entre ambos.

Uma massagem relaxante, tem uma duração temporal variada. Se o massagista se limitar a uma zona específica do corpo (por exemplo as costas), poderá demorar apenas alguns minutos. No entanto se se optar por uma massagem completa (todo o corpo) esta poderá demorar cerca de uma hora. Nestes casos muitas vezes quem recebe as massagens acaba por adormecer durante a sessão.

No fundo qualquer pessoa pode fazer massagens relaxantes e com raríssimas excepções, qualquer um as pode receber. No entanto, é de vital importância que quem fizer as massagens relaxantes seja um “profissional” com conhecimentos. Uma má massagem relaxante pode causar lesões musculares, musculo-tendinosas e sobretudo o desconforto no massageado.

A massagem relaxante, muitas vezes chamada de massagem Suéca é uma massagem muito em voga na Europa. No seu cerne estão técnicas quem têm por base os conhecimentos da anatmo-fisiologia e até conceitos básicos de psicologia.

Por norma a massagem deve ser executada com movimentos largos, sempre no sentido da circulação de retorno, providenciando assim a melhoria da oxigenação sanguínea.

Muitas vezes a própria música (de preferência calma) está associada às massagens relaxantes.
Quando associo a música à massagem, costumo dizer a quem a mim recorre que é uma espécie de duas terapias em uma: Massagem e musicoterapia.


Com a massagem relaxante, surgem vários benefícios, entre outros:
a) Melhoria da circulação sanguínea;
b) Aumento da flexibilidade ao nível muscular;
c) Redução álgica em zonas musculo-tendinosas bem como nas lesões;
d) Relaxamento muscular;
e) Diminuição do stress, do cansaço e da fadiga mental.

Podem ser usados óleos perfumados, mas também pode ser usado (são os meus preferidos), o óleo de amêndoas doces e até o sabonete de glicerina, pois estes permitem um melhor deslizamento das mãos do massagista no corpo da pessoa massageada.

Na maioria das vezes, os pacientes, sentem-se rejuvenescidos e prontos para enfrentar com uma energia renovada, as dificuldades do dia-a-dia.
Para quem recebe é excelente. Para quem as faz é muito gratificante. Quantas vezes ao primeiro contato o corpo do massageado mais parece feito de madeira ou pedra, tal é a rigidez muscular e no final da sessão, mais parece que o corpo é o mais suave e fofo de todos. Quem já experimentou… voltou.

Texto: João Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails