sexta-feira, 25 de junho de 2010

Massagem oriental - Shiatsu


A Massagem Oriental é uma terapia de reequilíbrio físico e energético que atua através de pressões em determinadas áreas e pontos do corpo.

Estas manobras elevam o nível de energia do paciente, regulam e fortalecem o funcionamento dos órgãos fazendo com que haja um maior estímulo das resistências naturais do organismo aos mecanismos desencadeadores de doenças.

A massagem oriental propicia uma prática de reeducação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do nosso corpo, na busca de uma saúde plena e satisfatória.

A prática regular de massagem é uma maneira eficaz de mantermos a nossa saúde.

Existem várias técnicas de massagem oriental: Ayurvédica, Tui-Na, Shantala, Shiatsu, , etc.
Todas seguem os mesmos princípios, variando apenas na abordagem e maneira com que é realizado o toque.

O stress, "doença do século" pode ser evitado com sessões regulares.

Mas os benefícios da massagem não param por aí, problemas de coluna, ansiedade, hipertensão, irritabilidade,enxaquecas e muito mais pode ser resolvido e evitados com esta prática.

O Shiatsu . Usualmente é definido como uma “massagem” oriental, mas é muito mais do que isso. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuadas, fundamentalmente, pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, corrigindo disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde e tratando doenças específicas.

Entre os diversos benefícios que o SHIATSU apresenta para o organismo, poderão destacar-se:

1) Flexibiliza a pele
2) Melhora do sistema circulatório
3) Flexibiliza o sistema muscular
4) Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo
5) Facilita as funções do sistema digestivo
6) Melhora o controle do sistema endócrino
7) Regula as funções do sistema nervoso

Eleva o nível de energia do paciente, regula e fortalece o funcionamento dos órgãos e estimula a resistência natural do corpo às doenças. Alivia dores no corpo e resolve pequenos distúrbios orgânicos, mas o seu grande potencial está em tornar o paciente consciente do seu próprio “corpo”. E o “corpo” não é apenas o corpo físico, armazenando igualmente emoções e sentimentos, refletindo também nosso estado emocional.

O SHIATSU, sendo uma terapia oriental, baseia-se nos princípios da medicina oriental onde a saúde é uma questão de equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano. Não se preocupa em eliminar a doença diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios, sendo dada ênfase à saúde e não à doença.

A energia vital, designada de “KI” no oriente, é a energia básica da vida de todos os seres vivos, incluindo o homem. A energia KI flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais que são designados de “meridianos” de energia que são a base da medicina oriental. Sendo o livre fluxo de energia pelo nosso corpo essencial para a saúde física, intelectual e emocional, sempre que existem perturbações nesse fluxo, designadamente acumulação ou déficit de KI em determinadas zonas do corpo, criam-se condições que afetam o nosso estado de saúde, podendo originar o que conhecemos como “doenças”.

Assim, os terapeutas atuam nos meridianos com vista ao reequilíbrio energético, designadamente nos chamados pontos de pressão.
Os meridianos são representados por uma grande linha de energia que sobe e desce percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés, formando uma trilha que pode ser aprendida e utilizada de forma sistemática.

Essa linha é dividida em 12 pedaços, sendo cada pedaço um meridiano, relacionado com determinadas funções orgânicas e certas características psicológicas ou emocionais. Na sua maioria os meridianos têm o nome do órgão que ocupa lugar de destaque dentro das funções a eles ligadas, mas atente-se que o meridiano não é (ou não representa exclusivamente) o órgão.

Para além deste sistema básico de 12 meridianos, os quais são pares, ou seja, reproduzem-se simetricamente nos dois lados do corpo, são utilizados mais 2 meridianos impares que se situam no eixo do corpo (estes dois meridianos impares em SHIATSU são designados de “ARTÉRIAS”).

Os 12 meridianos (pares) do sistema básico são os seguintes:

* Pulmões
* Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
* Coração
* Intestino Delgado
* Triplo-Aquecedor
* Intestino Grosso
* Baço-Pâncreas
* Fígado
* Rins
* Bexiga
* Vesícula Biliar
* Estômago

As duas artérias (meridianos impares) são o Vaso-Concepção na parte anterior do corpo e o Vaso-Governador na parte posterior do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails