sábado, 17 de julho de 2010

Definição da palavra massagem


A palavra massagem data da antiguidade e pode ser derivada de diversas raízes de diferentes línguas, como o termo grego massein, que traduz como amassar, o termo hebraico massech ou o termo árabe mass, com significado de palpar. O termo francês masseur foi utilizado na língua inglesa com o significado atribuído aos praticantes de diferentes técnicas.

A massagem pode ser definida como uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, através do uso de diversas técnicas manuais que objetivam: promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir deformidades e promover a independência funcional em um indivíduo que tenha um problema de saúde específico.

Existem diversos tipos de massagens derivadas de diversas técnicas e propostas por diversos autores, porém todas são derivadas de movimentos primários que fazem parte da técnica denominada de massagem clássica.

Os movimentos básicos da massagem clássica são derivados principalmente de termos franceses: deslizamento ou alisamento, superficial ou profundo (effleurage), amassamento (petrissage), percussão (tapotment). Existem ainda outros movimentos conhecidos como a fricção e a vibração, ou ainda movimentos associados, além de outros mais específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails