domingo, 15 de agosto de 2010

Equilibrar é preciso [57]


Estamos vivendo a era das doenças psicossomáticas, também conhecidas como o mal do século. O que vem acontecendo é a cobrança excessiva de nós mesmos de tudo o que fazemos. Para não entrarmos numa roda gigante de doenças, tanto físicas quanto mentais, o primeiro passo é cuidar de nossa mente.
A começar pela atitude positiva diante da vida, várias atitudes podem se seguir e garantir as ações preventivas para manter a saúde. O otimismo, bom humor e o controle do estresse são tão importantes na longevidade que foram eleitos por pesquisadores americanos para comprovar que pessoas otimistas têm riscos reduzidos de morte prematura em 50%, se comparados às pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Uma boa noite de sono também tem influência determinante na saúde. Dormir adeqüadamente, com 7 ou 8 horas de descanso, garante a criatividade e bom humor durante todo o dia. A harmonia familiar e social também é importante para o equilíbrio emocional.
Mas um dos principais responsáveis pelas doenças de estilo de vida ainda é o estresse. Ataques instantâneos de estresse produzem altos níveis de cortisol, que podem prejudicar a função cognitiva e enfraquecer o sistema imunológico. A prática diária de exercícios físicos e o relaxamento mental são fundamentais para controlá-lo. Garantir um relaxamento mais profundo e buscar estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente já é o começo.

Os cinco estágios da Pirâmide de Longevidade Kur

- Na base da pirâmide está o equilíbrio emocional. Constituído por pensamentos e atitudes positivas, este estágio é o principal para que todos os outros possam existir. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também o quanto se vive.

- Não fumar e não usar drogas é o próximo estágio para se garantir uma vida maior mais saudável. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que aids, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também fica com os dependentes de álcool e outros tipos de drogas.

- Exercícios físicos. Você tem praticado? Além de manter o peso e melhorar diversos aspectos da nossa saúde, os exercícios físicos fazem coisas que nem imaginamos, como a melhora do humor e nossa noção de participação em grupo, uma das mais importantes variáveis para se garantir o bem-estar. Medicinalmente falando, além das sensações acima, a prática regular de esportes físicos faz com que haja maior liberação de serotonina, dopamina e endorfina, substâncias que proporcionam boas sensações físicas e promovem ainda a redução do estresse e melhora da qualidade de vida.

- Como anda sua alimentação? Para continuar a promoção do bem-estar, seguindo a Pirâmide Kur, a alimentação é uma das principais. Saudáveis e equilibradas, as refeições devem ser ricas em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açúcar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam diretamente na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásticas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos períodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranqüila, mastigando bem os alimentos.

- No topo da Pirâmide está o balanceamento dos microelementos, que são de fundamental importância para que as células tenham os substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças. Seguindo estes passos, certamente você estará no caminho de uma vida saudável. Nosso corpo e nossa mente são o resultado daquilo que comemos, de quanto e como nos exercitamos, do ambiente com o qual estamos em contato e, finalmente, daquilo que pensamos. Mas as alternativas apresentadas não podem fazer efeito sem que você esteja disposto a aderir aos novos hábitos e praticá-los no seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails