quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Massagem e sua relação com o corpo


AS ESTRUTURAS RELACIONADAS ESPECIALMENTE COM A MASSAGEM

A Massagem, nas suas variadas aplicações, tem uma relação direta ou indireta com todas as estruturas e funções do corpo; mas nas suas aplicações ordinárias esta medida terapêutica afeta, especialmente, direta e imediatamente, o seguinte:

1. A Pele - com a sua ligação ao tecido conjuntivo, as suas glândulas sebáceas e sudoríparas, pêlos folículos, e um número infinito de minúsculos vasos sanguíneos e terminais sensitivos de filamentos nervosos – nervos tróficos, vasomotor e sensório.

2. O Tecido Conjuntivo - situado, exatamente, por baixo da pele, com o seu rico suprimento de veias e vasos e espaços linfáticos.

3. Os Músculos - que constituem, sobretudo, as partes carnudas do corpo, e que recebem particular atenção durante os vários procedimentos manipulativos da massagem, tanto como músculos individuais como grupos funcionais.
Os músculos constituem cerca de metade do peso do corpo. Recebem cerca de um quarto do sangue. Quando os seus vasos estão dilatados sob a influência do exercício físico ou da massagem, eles podem conter metade do sangue. O calor do corpo é gerado, principalmente, nos músculos pela oxidação, ou aquecimento, do glicogénio depositado neles pelo sangue. Quando os músculos estão ativos, um quarto da energia libertada é dispendida no trabalho, e três quartos em calor. O exercício muscular voluntário gasta a energia dos centros nervosos e músculos. A massagem estimula a atividade vital nos músculos sem sobrecarregar os centros nervosos. Os músculos estão constantemente ativos sob a influência do sistema nervoso, mesmo quando em estado de repouso aparente. Esta atividade insensível é conhecida como tónus muscular. É muito perceptível nos músculos abdominais, o tónus dos quais permite aos músculos, em oposição ao diafragma, ajudando na expiração. A massagem aumenta o tónus muscular pelo melhorar da sua nutrição.

4. Os Grandes Vasos Sanguíneos, Veias, e Artérias - mas principalmente as veias, a circulação nas quais pode ser prontamente acelerada ou impedida tendo em conta como as manipulações são aplicadas, o sangue corre nas veias, ou na direção oposta. Os grandes canais linfáticos que, habitualmente, acompanham as maiores veias são, também, atraídos, diretamente, sob a influência da massagem através de manipulações apropriadas. O próprio coração pode ser alcançado por certos procedimentos especiais e é grandemente influenciado por quase todas as formas de manipulação.

5. As Grandes Vias Nervosas - que com os filamentos nervosos terminais são influenciadas por todas as formas de manipulação, mas especialmente, por certos procedimentos que são particularmente eficazes na produção de efeitos estimulantes ou sedativos.

6. Todas as Grandes Vísceras do Abdómen – estômago, cólon, intestino delgado, pâncreas, baço, fígado, rins – que podem ser atraídas mais ou menos diretamente pela influência da massagem por um massagista habilitado, e ainda que menos diretamente, mas ainda efetivamente, os pulmões e o coração também podem ser influenciados por determinados procedimentos.

7. Os Ossos, as Articulações e os Ligamentos - devem também ser mencionados como estruturas que são diretamente afetadas pela massagem. O estudante de massagem deveria fazer um estudo cuidadoso dos músculos, ossos, e articulações, e de fato, tão grande quanto possível, de toda a anatomia.


Fonte:A arte da massagem
J. H. Kellogg, M.D. 1895

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails