quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Massagem ocidental e Massagem oriental





Massagem Ocidental
1.Clássica
: os movimentos envolvem o frotamento (efeito adicional no relaxamento muscular) e o deslizamento, amassamento (comprimir e liberar o tecido muscular para ajudar na remoção não desejados e fluidos de excreção) e percussão (força súbita aplicada a uma parte corporal) de tecidos moles do corpo. A massagem de fricção foi incluída nesta categoria, já que é caracterizada por liberação do tecido fibrótico. A abordagem clássica é uma das que misturam as várias tentativas já mencionadas de alcançar os efeitos fisiológicos pertinentes ao problema individual do paciente que está sendo tratado.
Ele é feito numa tentativa de simular a ação de bomba da musculatura.
A massagem clássica é, talvez, a abordagem mais amplamente aceita na prática atual.

2.Com fricção transversa: a massagem com fricção profunda foi promovida primeiro por Storms no tratamento de nódulos fibróticos com forte pressão aplicada paralela às fibras musculares. A abordagem específica de fricção limitada de massagem intensa deve ser aplicada transversalmente sobre as fibras do músculo, tendão ou ligamento. Essa técnica evita adesões no estágio agudo e quebra as adesões nos estágios subagudos e crônicos das lesões nesses tecidos. A massagem de fricção em fibrs transversas é um componente da abordagem introduzida por Cyriax e é focado na intervenção no processo de reparo corporal dos tecidos contráteis e não contráteis para assegurar completa liberdade de movimentos das estruturas envolvidas e a restauração da função. É necessário saber a localização exata da patologia, de pressões com profundidade e largura suficientes para atingir as estruturas envolvidas a fim de buscar a efetividade do tratamento. Apesar de sua popularidade, essa massagem não tem comprovação documentada de sua efetividade clínica.

3.Do tecido conjuntivo (bindegewebasmassage): O reflexo cultâneo-visceral foi relatado e descrito na alemanha por Dicke durante a primeira parte deste século. Frotamentos específicos eram aplicados para alcançar o tecido conjuntivo sob a pele com a intenção de afetar órgãos cuja intervenção corresponde aos dermatómos cutâneos. Este método é aplicado estritamente para facilitar mudanças na atividade do sistema nervoso autônomo. É proposto sua influência sobre o sistema nervoso se assemelha à dos métodos orientais. Contudo, a falta de dados para suportar a manipulação periférica do sistema nervoso que produz efeitos viscerais coloca essa abordagem numa categoria similar à de várias escolas de quiropraxia.

4. Mobilização de tecidos moles: é definida como um movimento passivo forçado dos elementos do sistema musculofascial através de sua direção de restrição, iniciando com as camadas superficiais e progredindo na profundidade, levando em conta as relações entre as articulações envolvidas. Esse método difere da maioria das abordagens de massagem pelo fato de colocar a fáscia e o músculo numa posição alongada, ao invés de numa posição relaxada ou encurtada. Conseguem múltiplos resultados terapêuticos, incluindo exposição superficial do tecido do tecido a ser tratado, alongamento do tecido conjuntivo e alteração no comprimento de repouso do músculo . Incorpora também, simultaneamente, os princípios de massagem, manipulação e exercícios terapêuticos.

Massagem Oriental
A visão oriental da medicina foi modelada pelas culturas chinesas antepassadas, presumivelmente originadas da medicina popular. O conceito oriental da fisiologia e função humana é completamente divergente da orientação ocidental. Por exemplo, os chineses acreditam que a normalização do fluxo das forças vitais ao longo dos meridianos constitui a chave e alívio das doenças e incapacidades. Através de observação sistemática, eles identificaram pontos cutâneos ao longo dos meridianos que se tornam altamente sensíveis quando ocorrem doenças ou disfunções. A massagem oriental visa especificamente os relfexos cutâneo-viscerais como mecanismo de intervenção, e nisso ela lembra bastante a massagem do tecido conjuntivo.

1. Acupressura: Na metade deste século. Travell introduziu o conceito de " Trigger Points" (considerados áreas discretas, hipersensíveis, encontradas primariamente nos músculos, ms também em outros tecidos conjuntivos) no tratamento de síndromes miofasciais. Esses pontos previsíveis sobre a pele têm uma diminuição na resistência à passagem de corrente elétrica que pode ser medida. É interessante notar que, 71% do tempo, as localizações dos pontos de acupuntura correspondem com os trigger points, pontos motores, ou um tronco nervoso periférico superficial. A acupressura pode ser considerada uma versão não invasiva da acupuntura; ao invés de se inserir agulhas em pontos específicos do corpo como na acupuntura, aplica-se uma pressão profunda mantida com as pontas dos dedos. A prática de aplicar um estímulo externo em pontos específicos do corpo não é nova na medicina ocidental. A prática atual inclui o tratamento dessas áreas com uma variedade de modalidades incluindo calor, frio, ultra-som e estimulação elétrica.

2. Reflexologia e Auriculoterapia: Baseiam-se novamente no fenômeno do reflexo cutâneo-visceral e são na verdade aplicações específicas da acupressura. Os chineses acreditam que todo o corpo está representado cutaneamente sobre a sola do pé, a orelha, o olho e a palma da mão. A reflexologia e a auriculoterapia envolvem a aplicação de pressão profunda com os dedos sobre os pontos que correspondem com disfunções orgânicas identificáveis sobre a sola do pé ou orelha, respectivamente. A equivalência japonesa desse tratamento é chamada Shiatsu. Essas abordagens não são bem aceitas ou usadas na prática médica ocidental atual. Contudo permanece a possibilidade de que a organização funcional do sistema nervoso seja diferente de sua organização estrutural e de que existam pontos de entrada funcionais discretos nele.




Fonte: Medicina de Reabilitação - Princípios e Prática - Vol I , 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails