segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Massagens para o alívio da dor

Efeitos na Dor

A fricção vigorosa de uma área lesionada alivia a dor. A fricção da pele estimula mecanorreceptores cutâneos, e estes sinais aferentes são capazes de bloquear a transmissão - e, possivelmente, a percepção - dos sinais nociceptivos (dolorosos).

O conceito do "portão" nervoso na região do corno dorsal da matéria cinzenta da medula espinhal tem sido fundamental nas estratégicas inervencionais ou de pesquisa que envolvem a dor.

O portão pode ser "fechado" por impulsos sensitivos específicos provenientes dos mecanoceptores em diversas estruturas, mas sobretudo na pele. Quando o portão está fechado, a informação nociceptiva fica reduzida, e isso pode diminuir significativamente o nível de dor. Devemos lembrar que os próprios sinais nociceptores não são, em si, dolorosos. Apenas quando estes sinais atingem os centros cerebrais superiores serão interpretados como "dor".

A ativação do mecanismo de portão espinhal, as influências da supressão da dor descendente e a liberação de opióides endógenos são explicações razoáveis para o alívio da dor produzido pelas técnicas de massagem.

Os efeitos da massagem na circulação sangüínea e linfática também podem contribuir para o alívio da dor.

O alívio da dor também provém do efeito relaxante produzido por certas técnicas de massagem. Se o espasmo muscular é causa significativa da dor, então fica evidente que a redução do espasmo muscular ajudará a aliviá-la.

Um comentário:

  1. Não entendi muito mais vou escrever no trabalho, desde ja obgrigada'.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails