sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O caminho do toque

Com uma história de milhares de anos, a massagem pode ser vista como uma vocação da humanidade - você já percebeu que o toque faz parte da sua vida? O jeito oriental de fazer massagem nasceu na Índia, há mais de 6 mil anos, está registrado nos Vedas e é quase tão antigo quanto o yoga. A visão das linhas de energia, e de que cada apertãozinho se liga a órgãos internos, às emoções e ao seu equilíbrio, foi para a China, depois para o Japão e em seguida para toda a Ásia. Em cada lugar, uma adaptação à cultura local, um novo toque.

Na Grécia antiga, o pai da medicina, Hipócrates (470-410 a.C.), utilizava fricções no corpo para melhorar a circulação sanguínea de seus pacientes. Nessa escola ocidental, estruturada na anatomia humana, todas as conexões musculares com os ossos e órgãos são revistas. Afinal, não dá pra pensar em aliviar a freqüente tensão dos ombros sem, muitas vezes, alongar as panturrilhas.

E vale muito repensar sua relação com a gravidade - é provável que você se lembre. aquela força que vai nos empurrando para o chão e pressionando todo nosso esqueleto, até o ponto do desgaste. A gravidade está presente em qualquer ação que se faça, por menor que seja.

Existe, é claro, uma sintonia - ou não - entre você, seu desconforto, seu problema e a massagem ideal, o método, a técnica, o jeito do terapeuta. Além disso, algo que se pode sentir na pele: para cada necessidade, um jeito e uma combinação de tocar. Pode-se sedar ou energizar. Usar um dedo só, ou vários, a mão aberta ou fechada. Vale a palma da mão, o dorso, o punho fechado, os cotovelos e até os pés. Agora, a escolha de qual técnica é melhor para seu problema, isso é subjetivo, é relativo, misterioso.
A hora da escolha
Se você estiver em busca de outras possibilidades para seu corpo físico, sente-se disposto a mudar sua postura e seu jeito de andar, a RPG e o rolfing podem ser muito úteis. Ao pensar numa revisão de hábitos, de jeito de viver, comer, e entrando em uma visão de melhorar o funcionamento dos seus órgãos, vale a pena pesquisar o tui ná, o shiatsu, a massagem ayurvédica e a massagem thai.

Relaxamentos profundos, bastante indicados para excesso de trabalho e estresse - você também deve saber do que estou falando. - podem ser alcançados por meio da reflexologia e do watsu. Para aprender a fazer em si mesmo, do in. Para aplicar nos bebês e filhos pequenos, a shantala oferece ensinamentos simples e efetivos.

Experimente. Quem se toca e toca os outros adota seu corpo, com alma e tudo. E entra em contato com o que está além, para além das suas mãos, para além de você.



Fonte: boa forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails