segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Katapateo






Katapateo é uma massagem desenvolvida por Carlos Ros e Carmem Sánches apartir de uma técnica oriental que, além de desbloquear os pontos de tensão, trata muitos problemas musculares. Sua origem e significado provêm do grego e definem como pisoteando ou pisando o paciente.

A técnica do katapateo permite agir sobre as mesmas partes do corpo massageadas manualmente, só que por utilizar os pés e as pernas e a força do corpo para massagear o paciente sua acão é mais intensa e os resultados são mais eficientes e o esforço realizado pelo terapeuta é muito menor. Esta massagem com os pés é uma grande aliada das terapias e utilizável para qualquer problema muscular. Tal como usar as mãos, saber trabalhar com os pés constitui uma ciência e uma arte.

Com a técnica do katapateo, o tempo de cada sessão necessário para descontrair os diferentes grupos musculares é de 20 a 25 minutos. E é menor o número de sessões a realizar. Isto porque com o katapateo consegue-se um trabalho mais profundo graças à força que exercida.

A quantidade de forca empregada pelo terapeuta sobre o paciente é controlada através das barras especiais, denominadas katakeimai, com que a mesa de katapateo está equipada.


É muito importante enfatizar que a técnica do katapateo só deve ser executada por profissional qualificado em curso especializado.


O katapateo não deve ser praticado nos pacientes que apresentem – cirurgias recentes, hérnia de disco, fraturas em fase de consolidação, cardíacos, asmáticos, bronquíticos em fase avançada da doença, gravidez, varizes proeminentes, tromboflebites, hérnia de diafragma, hipertensos e menores de 12 anos. Assim como toda técnica terapêutica os pacientes devem ser avaliados previamente com questionário detalhado sobre o seu estado de saúde e aspectos antropométricos. A obesidade e a idade não são contra indicações a esta prática terapêutica porem deve-se tormar cuidados especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails