quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Massagem: Além do relaxamento


A massoterapia pode proporcionar muito mais que o relaxamento. Atualmente está sendo usada nos centros de tratamento desenvolvidos, como coadjuvante em diversas patologias, pois exerce influências benéficas sobre os diversos processos orgânicos. Essas conseqüências podem ser consideradas efeitos mecânicos, neurais, químicos e fisiológicos. Todos esses efeitos estão inter-relacionados uns com os outros e com fatores emocionais subjacentes.

É importante ressaltar que as técnicas de massoterapia também trazem algumas contra-indicações (claro que isso não é para assustar os amantes da massagem, é apenas um alerta). No momento que você se dispõe a uma massagem é todo o seu organismo que estará sentindo os benefícios, aí então se torna tão importante a avaliação que o massoterapeuta faz na 1º sessão. Esta cautela é necessária para eliminar a possibilidade de aumentar a gravidade ou o número de complicações de uma doença.

Como forma terapêutica podemos direcionar a massagem para auxiliar o tratamento de hipertensão; fadiga muscular; enxaqueca, no intervalo das crises; na gravidez, após o terceiro mês ajudando a diminuir edemas nas pernas e o cansaço muscular; crianças hiperativas, como tratamento auxiliar; insônia entre outros que buscaremos enfocar gradativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails