segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que a massoterapia pode fazer por você

Massoterapia, ou Terapia da Massagem, é o emprego de diversos tipos e técnicas de massagem com fins terapêuticos, visando o bem estar e o reequilíbrio físico e psíquico das pessoas, cabendo ao massoterapeuta selecionar a técnica que seja mais útil para um determinado caso específico.

A variedade de tipos e técnicas é muito grande, principalmente se nos lembrarmos que a massagem é uma prática milenar, fazendo parte, inclusive, como na Índia, dos componentes terapêuticos da medicina desenvolvida na época. É o que encontramos na massagem do sistema de Medicina Ayurvédica, há 5.000 anos. A sua ação, naquela época, já tinha um caráter holístico pois visava, além dos aspectos físico e emocional, uma ligação energética e espiritual, quando desenvolvia maneiras de realinhamento e redirecionamento das energias centralizando-as a partir do coração, tendo por isso grande poder de abrir o chakra cardíaco, principal sublimador das energias negativas.

Não só da Índia temos exemplos milenares de técnicas fantásticas de massagens que chegaram até nós. A Massagem Tailandesa, praticada há 2.500 anos, é uma massagem diferente, de corpo inteiro, feita no chão, que abrange movimentos rítmicos, pressão palmar e pressão polegar em pontos específicos do corpo ao longo dos meridianos energéticos, estiramentos suaves e utilização consciente da respiração. O terapeuta utiliza as suas mãos, pés, braços e pernas para guiar o paciente em várias posições de yoga e trabalhar as linhas de energia que circulam o corpo humano. É uma verdadeira integração terapeuta/paciente para que todo o holos do indivíduo seja manipulado e reequilibrado.

Também a Massoterapia dispõe de técnicas específicas a determinadas patologias, já num enfoque mais moderno e atual, como é o caso da técnica de Dorn ligada à massagem de Breuss, criando a técnica de Dorn/Breuss sugerida e difundida por Harald Fleig, em 1988. Assim, a técnica de Dorn que visa o reajuste manual da coluna vertebral e dos membros que permite o correto encaixe das articulações, se alia à massagem de Breuss que focaliza basicamente o desbloqueio energético da coluna vertebral.

Algumas técnicas atuais, de grande importância terapêutica surgiram de “aperfeiçoamentos” de técnicas antigas modernizando-se para atender às necessidades dos dias de hoje. É o caso da Massagem Sueca, oriunda de antigas formas de massagem da China e da Grécia clássica que, a partir do século XIX, graças ao ginasta sueco Per Henrik Ling difundiu-se por toda a Europa, em sendo hoje uma das mais utilizadas, inclusive com excelente ação terapêutica na circulação de retorno. Um outro exemplo da variedade de técnicas de que dispõe a Massoterapia, adaptando inclusive técnicas antigas, é o caso da Massagem Watsu em que o norte-americano Harold Dull, em 1980, levou a milenar massagem Shiatsu para uma piscina de água morna. Nela, o elemento água proporciona sensações impossíveis de se obter numa mesa de massagem, com a vantagem de induzir a um estado ainda maior de relaxamento.

A Massoterapia possui um leque muito rico de técnicas extremamente úteis, especificas para cada indivíduo e sua patologia. O importante é o massoterapeuta, cônscio de sua responsabilidade profissional, selecionar a técnica que melhor vá servir às necessidades naquele caso. Ela pode se tornar fundamental na recuperação física, emocional e energética do paciente.

Wagner S.M. Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails