segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As Principais Técnicas de Manipulação Bioenergéticas e as Fontes de suas Origens


As técnicas de manipulação bioenergéticas consideram que existe uma forma de energia particular, sutil e vital, que circula por todo o universo, no organismo de cada indivíduo, e cria uma interação entre o corpo e o espírito, governando os estados físico e mental.

Esta energia é também conhecida como: ki, chi, qui, qi, tchi, nous, prana, força vital, energia vital, energia única, vitalismo, entre outras denominações. Porém, a convicção de que a vida é energia vital que pulsa e flui no universo e nos corpos existentes é questionada pela ciência atual. Hoje, graças ao “Instituto para Terapias Experimentais de Novosibirsk”, na Rússia, sob a direção do professor Pankratow 1, provou-se após anos de experiências que tanto no corpo humano como também nos animais e nas plantas existem “canais de luz” correspondentes aos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), ou aos nadhis da visão corporal Védica (Medicina Tradicional Hindu), com entrada e saída de energia. Cientistas do “Instituto Necker de Paris” também provaram a existência desses “canais de energia”, injetando um líquido radioativo em alguns pontos nos canais ou meridianos. Demonstraram fotograficamente os “raios gama percorrendo esses canais”, percorrendo pelo corpo exatamente nos mesmos caminhos que já haviam sido descritos nos ensinamentos da acupuntura há milênios.

Existe um elo com o conceito da existência de uma energia única, vital, ( ki ou prana ), que une corpo, mente e espírito, e que constitui os fundamentos milenares das terapias orientais, em que se pode citar : Ayurvédica ( yoga, meditação e massagens ), Acupuntura ( Tschen- Tschiu ou Tschen Tziú ), Tai Chi Chuam, Tui Na, Chi Nei Tsang, Chi-Kung ( Qi Gong ), Tai Ji Qi Gong, Shiatsu, Do In, Jin Shin Jyutsu, Reiki , Cura Prânica entre outras.

São sistemas de saúde que têm como pilar central de foco a individualização do tratamento terapêutico, através de diagnóstico do desequilíbrio do doente. Nesta abordagem, não trata a doença, e sim o desequilíbrio psicofísico que é a raiz das patologias. Estes sistemas têm a capacidade de se adaptar às particularidades de cada pessoa, proporcionando o equilíbrio perfeito na saúde.

A visão do homem como um Todo ganha cada vez mais espaço na sociedade moderna. O crescimento das práticas holísticas ou bioenergéticas é o reflexo desta mudança dentro da área de saúde, através de procedimentos naturais para a promoção do bem-estar geral do homem, assim aumentando a sua qualidade de vida. Observando o universo, pode-se dizer que tudo o que existe é único, nada é igual.

O sistema holístico das terapias orientais ensina que o homem é um microcosmo, um universo dentro de si mesmo, filho das forças cósmicas do ambiente externo, o macrocosmo. Sua existência individual é indivisível a partir da manifestação cósmica global. Também ensina como alcançar uma vida natural equilibrada, estabelecendo uma correlação harmoniosa entre o físico e o psico-emocional. Visa o equilíbrio integral do indivíduo, o equilíbrio do Todo. Harmoniza os estados físico, psico-emocional e espiritual do homem. Proporciona-lhe uma postura correta que permite um fluxo energético otimizado, já que doenças são apenas uma descoordenação entre o corpo e a mente, à qual corresponde o distanciamento do equilíbrio.

A maioria dos procedimentos naturais citados acima tem, como base ou ferramenta comum de trabalho, o toque. Nos relacionamentos, na cura de doenças, o contato físico é um instrumento poderoso para uma vida melhor. O toque transmite amor, consciente ou inconscientemente, e pode desencadear alterações metabólicas e químicas no corpo, as quais ajudam ou disparam um sentido de cura.

A estimulação tátil e as emoções podem controlar a endorfina, o hormônio natural que alivia a dor, e assim proporcionar bem-estar. Nas pesquisas realizadas sobre o toque, acredita-se que crianças que possuem a síndrome de Down começam a andar mais cedo quando recebem uma grande quantidade de abraços, toques e afagos maternais/familiares, provenientes de todos que as cercam . Alguns médicos empregam o roçar, ou qualquer técnica de estimulação sensorial, em pessoas com paralisias, para estimular espasmos e induzir a uma atividade muscular mais normal. Há relatos que, em mulheres em trabalho de parto, o contato físico torna as contrações mais toleráveis e diminui a necessidade de analgésicos e anestésicos. Numerosos experimentos mostram que o contato físico é eficiente, tanto dado quanto recebido. Mostram ainda que, nesta era de drogas miraculosas, o amor, o carinho e a ternura são complementos importantes ao tratamento.

Os ferimentos traumáticos podem ser melhor tratados com todos os tipos de contatos físicos. Como exemplo, massagens que atuam revigorando células, tecidos e músculos. De nada valem todos os remédios e anti-sépticos do mundo se o paciente não tem vontade de viver. Os médicos afirmam que o contato físico, o toque e a massagem, são aspectos importantes da reabilitação para qualquer caso. Ao tocar ou massagear, contribui-se para promover a tranqüilidade, o relaxamento e o encorajamento do espírito, de modo que o corpo reaja e a recuperação seja proporcionada. O contato físico, o toque, reduz o impulso da dor que vai para o cérebro, proporcionando outras sensações que o bloqueiam .

A massagem, como agente do toque, é cada vez mais reconhecida como uma valiosa prática de cuidado com a saúde . O ato de aceitar alguém pelo que é, em seu corpo, e dele tratar fisicamente, por meio de toques e massagens, pode fazer maravilhas pela auto-aceitação de uma pessoa. A importância do toque nas técnicas de manipulação bioenergéticas é um dos atributos que constituem os fundamentos de algumas das terapias naturais e holísticas. Essa é a diferença de visão entre a medicina ou terapias tradicionais e as terapias naturais e holísticas ou bioenergéticas.


Wagner S.M. Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails