sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Massagem Turca ( Turkish Massage)


A Massagem Turca surgiu na época da expansão do Império Turco-Otomano, em suas invasões ao Oriente Médio, à Grécia e Roma, com a criação das Casas de Banho, também chamadas de Hamam. Essas casas foram criadas muitos anos antes da Era Cristã. Os mercadores e homens de negócios viajavam muito pelos desertos, em climas áridos e cruéis. Ao final de cada viagem, os integrantes dessas caravanas estavam fatigados, sem fôlego e com a pele ressecada e com poros entupidos por conta da areia do deserto. A fim de solucionar isso, ergueram enormes casas de banho, totalmente construídas em mármore, com tetos côncavos e potentes caldeiras de bronze. A enorme quantidade de água em ebulição dentro dela mantinha-a sob um manto cerrado de vapor constante. Esses banhos de vapor d'água era a única forma encontrada para abrir os poros, limpar os pulmões e vias respiratórias de tanta sujeira acumulada ao percorrer essas regiões secas e distantes. Além disso, nestes balneários termais primitivos podiam-se reidratar todo o corpo, estabilizando assim suas energias vitais.

Esta idéia, em pouco tempo, conquistou todos os reinos da região, e ganhou ao longo dos anos adeptos entre armênios, árabes, imperadores romanos e pensadores gregos. Foi um sucesso e se tornou comum com o intercâmbio cultural entre essas civilizações durante as conquistas. Logo, inclusive, os banhos turcos começaram a incrementar seus serviços admitindo massagistas para proporcionarem relaxamente muscular mais eficiente ao estresse. Esses profissionais também auxiliavam nos banhos, que seguiam uma ordem terapêutica através da alternância de temperatura e massagens com sabão.


A evolução do banho turco também ganhou nova tecnologia e alguns aperfeiçoamentos técnicos atuais, dando origem à nossa popular sauna a vapor.



É nesse contexto, e mesclando também aspectos da cultura árabe, é que existe a chamada Massagem Turca, um conjunto de técnicas destinadas a promover bem-estar físico e mental para quem recebe. Tradicionalmente, a idéia principal dessa modalidade é despertar os cinco sentidos e trabalhar a limpeza da pele. Hoje em dia, por causa das exigências do cotidiano, eu foco mais na massagem e no toque. O procedimento tradicional seria um banho antes da massagem, seguido de uma esfoliação com um preparado de sal, rosas e areia do deserto. Após isso, um novo banho, e em seguida a massagem corporal, já com a pele apta para receber a oleação na temperatura adequada. O ambiente ideal também seria a sauna a vapor, para trabalharmos as temperaturas quente e fria de forma terapêutica e aliar à massagem os procedimentos de banho. Porém, meu foco principal não é o da Massagem Turca com fins estéticos e nem dentro de um "Hamman", e sim uma massagem diferenciada com fins de relaxamento, numa modalidade mais objetiva e simples, focada nas sensações e nas manobras. O que por si só já traz incontáveis benefícios. O objetivo principal é diminuir pontos de tensão da musculatura e proporcionar um relaxamento completo, eliminando toxinas e trazendo bem-estar físico, emocional e mental.

Trabalha-se o corpo todo nas partes anterior e posterior, com óleos aromáticos especiais, começando da região dos quadris, coluna, costas, ombros, braços, cabeça, pernas e pés. Uso movimentos que alternam pressão leve e pressão forte. Também se usam pinçamentos, percussões e deslizamentos circulares e em oito, alternando movimentos lentos e rápidos. Não se trabalham pontos de pressão, faço apenas alguns alongamentos simples. Por tratar-se de uma linha bastante antiga e popular no Império Turco-Otomano, são notórias as influências de técnicas indianas, berberes, gregas e romanas nas manobras. Já que boa parte dos massagistas contratados para trabalharem nos Hamam´s tinham origem entre povos não-islâmicos. Além disso, outros povos também já praticavam a massagem, como os gregos, que influenciaram a Massagem Desportiva atual e a Massagem Sueca.

A música oriental, com seus címbalos, alaúdes, oboés e flautas induzem ao estado meditativo, e a levada hipnó ambiente ajudam a criar a atmosfera lúdica. Ao final da sessão, o ideal é que o cliente relaxe alguns minutos, tome um banho morno e em seguida tome um chá (servido no local), para complementar a sensação de bem-estar antes de voltar à realidade. Essa massagem é um pequeno passeio ao mundo dos sultões, é uma viagem no tempo. tica do tambor conduz a um momento de interação com o interno, nos conecta com a nossa energia matriz criadora. Uso também alguns princípios de Massagem Rítmica, para trabalhar e equilibrar o fluxo de energia do corpo em conjunto com a musicalidade. A iluminação e o incenso oriental aceso no no ambiente ajudam a criar a atmosfera lúdica. Ao final da sessão, o ideal é que o cliente relaxe alguns minutos, tome um banho morno e em seguida tome um chá (servido no local), para complementar a sensação de bem-estar antes de voltar à realidade. Essa massagem é um pequeno passeio ao mundo dos sultões, é uma viagem no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails