domingo, 10 de outubro de 2010

Shiatsu Tradicional


No oriente, os tratamentos baseiam-se em cinco grandes pilares: Acupuntura, Massagem, Fitoterapia, Dietética e Exercícios Físicos baseados em meditação e respiração. Cada um desses pilares complementa o trabalho do terapeuta na busca da saúde, bem estar, tratamento preventivo de si próprio e de cada um de seus clientes. As Terapias Tradicionais Orientais baseiam-se na harmonização dos Canais de Energia, vulgarmente conhecidos como Meridianos, que possuem “níveis“ ou camadas energéticas por onde flui o Chi (Energia Vital).

O Shiatsu é uma massagem Japonesa, baseada em técnicas com origem na China que atua com pressão sobre os pontos e canais de Chi e pode auxiliar no tratamento de diversas enfermidades tais como: dor nas costas, dor de cabeça, enxaquecas, dores articulares, flexibilidade reduzida, problemas menstruais, problemas de natureza digestória, sintomas de asma, lesões esportivas, depressão, stress, ansiedade, insônia, dores musculares e como prevenção.

Shiatsu é uma técnica de massagem. Massagem, independente da técnica utilizada, sempre é toque. E toque, muitas vezes, pode significar uma maneira de o indivíduo conseguir se comunicar com alguém, aquilo que não consegue ou não quer falar a respeito. Uma maneira de ele poder se expressar e colocar para fora seus desconfortos, seus medos, seus distúrbios e dar espaço para que a sensação de paz, harmonia, melhora da disposição física e mental, tranqüilidade e clareza possam se instalar nele.

Por ser uma técnica que utiliza pressão nos pontos de acupuntura, muitas vezes pode oferecer dor ao cliente no momento em que recebe a massagem. Mas isso normalmente ocorre nas primeiras sessões onde possivelmente a pessoa se encontra em desarmonia. Com o passar do tempo e a sequência das sessões as dores tendem a sumir e o corpo tende a encontrar sua harmonia e saúde naturalmente.

Diversas são as técnicas tradicionais de Shiatsu que surgem nas famílias japonesas e são passadas para todo o resto do mundo espalhando saúde, relaxamento e harmonia às pessoas que adotam a terapia. Mas uma coisa é muito importante e necessário comentar. Quando uma pessoa aparece num consultório e solicita uma massagem. Ela irá receber uma massagem. Então ela paga pelo trabalho e vai embora.

Provavelmente ela volte a passar por massagem daqui há um ano ou mais. Desta forma ela fez apenas uma massagem. No máximo ela consegue um relaxamento momentâneo e uma sensação de leveza e bem estar por algum tempo. Outra coisa é a pessoa fazer TERAPIA. Ou seja, adotar o hábito de deitar-se sobre uma maca para ser atendida. E dentro da frequência com que ela comparece às suas sessões terapêuticas, ela consegue amadurecer perante suas dificuldades corporais, emocionais, psíquicas e energéticas. Daí a importância do trabalho terapêutico que muda de foco a maneira como o ocidental olha ou entende por Terapia Alternativa.

Terapia Alternativa é como uma espécie de plano de saúde. Com a diferença que dessa maneira você investe em você mesmo e participa da elaboração e manutenção de sua saúde. Não precisa ficar doente para poder usar seu plano. Você o utiliza e com isso melhora sua saúde e diminui os riscos de adoecer.

Shiatsu - A Linguagem do Corpo através do Toque.

Por Sandro Bianchi Manoel



CANAIS OU MERIDIANOS ENERGÉTICOS
Segundo a Medicina antiga do extremo oriente, existe no corpo humano um conjunto ordenado de segmentos energéticos que percorrem a superficie corporal;
Com trajetos definidos, marcados, por pontos cutâneos sensíveis, são condutores de potencial energético e sanguineo que nutre todo o organismo;

Esses segmentos energéticos, conhecidos como canais ou meridianos, ao mesmo tempo em que representam o potencial de função dos órgãos, são também suscetíveis à ação potogênica exógena, refletindo sintomas de alterações patológica do organismo;

Esses canais têm por função nutrir o organismo, interligar funções energéticas, associar funcionalmente órgãos e visceras e integrar todos os tecidos, proporcionando ao organismo sua unidade psicossomática.



Texto extraído do livro SHIATSU TRADICIONAL - Autor Dr. Sohaku Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails