segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

1000 Conselhos para dar Massagens (Dica de leitura)


A massagem é provavelmente hoje em dia uma das mais populares atividades relacionadas com a saúde.

Pratica-se em grupos e Institutos de relaxamento, em spas e como terapia para tratar lesões muito diversificadas, assim como os problemas derivados das tensões quotidianas impostas pelo modo de vida atual.

Quer seja praticado por um profissional ou por um amador (sempre com muita precaução), o ato de dar uma massagem tem um profundo significado tanto para quem a dá como para quem a recebe: oferece a ambos a experiência do tato, o movimento e a energia, que se associam com o bem-estar da pessoa.

Os benefícios físicos e psicológicos da massagem foram reconhecidos e valorizados desde a Antiguidade. Os primeiros médicos, que trabalhavam com conceitos muito limitados das funções corporais, utilizaram a massagem de uma forma muito eficaz no tratamento do cansaço, da doença e das lesões.

No século xx os grandes avanços da medicina tradicional eclipsaram as terapias tradicionais, apesar de serem praticadas há séculos (ou talvez seja esta a causa). Deslumbrado pelos êxitos da ciência e da tecnologia, o mundo desenvolvido ignorou o valor terapêutico do tato humano até há algumas décadas.

No entanto, a massagem e outras terapias afins estão a viver um renascimento, que pode dever-se em parte ao regresso aos valores «naturais» como reação ao stress da vida moderna, embora exista também uma crescente rejeição do carácter desumanizado da atual assistência de saúde.

Esta obra proporciona uma informação útil sobre os diferentes tipos de massagens, com Ilustrações pormenorizadas para cada movimento. Nas colunas laterais, bem como nos quadros de pé de página, encontrará informação útil sobre as diferentes afeções que se podem tratar com massagens, o funcionamento de diversos órgãos do corpo, assim como dados sobre a história, as técnicas e conselhos práticos.


Sumário
Introdução, Massagens, sensitivas, Massagens faciais, Massagens das costas, Massagens terapêuticas, Shiatsu, ÍS, Massagens infantis, Diversos, tipos de massagem, Massagens eróticas, Reflexologia dos pés, Reflexologia das mãos, Bibliografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails