segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Breve introdução à origem da massoterapia


É impossível precisar onde e como surgiu a prática da Massoterapia, uma vez que os registros são muito antigos e oriundos de civilizações e culturas diversas. Os registros mais remotos que chegaram aos tempos atuais datam das seculares civilizações orientais e do Egito Antigo. Os sacerdotes egípcios recebiam massagens após seus banhos, com aplicação de óleos aromáticos, na China, o livro mais antigo do qual se tem conhecimento chama-se Clássico da massagem de Qi Bo e do imperador Amarelo, datado de 300 a.C. Seus exemplares não resistiram ao tempo, e a obra mais antiga que chegou aos nossos dias é Han Quan Shu (O livro de massagem da dinastia Han). Escrito aproximadamente em 150 d.C., é composto de dez volumes.

Hipócrates usava a massagem como uma de suas técnicas terapêuticas. Gregos e romanos eram adeptos da massagem para relaxamento e prevenção de doenças. Durante a Idade Média, porém a massagem foi banida dos países europeus, por considerarem o toque no corpo como pecaminoso e se esquecendo do trabalho terapêutico.

Vários séculos depois, a massagem ressurgiu no ocidente – inicialmente na França, Suécia e Holanda. Em 1968, o médico holandês desenvolveu algumas técnicas, baseando-se nos então recentes conhecimentos da fisiologia, ciência emergente na época. Desde então, a massagem começou a ser conhecida e aceita como método terapêuticos nos meios acadêmicos. Contudo, foi na Suécia que o método ganhou um impulso mais forte, dando origem à atual escola de massagem sueca e a todas as outras escolas espalhadas por todo o mundo.

Atendimento/Modalidades:

* Massagem Terapêutica: para normalizar funções orgânicas, distensões, traumatismo, lesões articulares, atrofias pós imobilização prolongada de membros, massagem geral para doentes de cama, ciático, coluna, aderência, etc.
* Massagem Desportiva: atendimento para atletas.
* Massagem Estética Físico-corporal: emagrecimento.
* Massagem Especial para Relaxamento: para normalizar problemas de ordem emocional (tensões nervosas, insônia, estados de depressão, estresse, etc).

MASSAGEM TERAPÊUTICA

Massoterapia é um grupo de técnicos e procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que tem objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem-estar e da melhor qualidade de vida, assim como, em ação conjunta oficial, propiciar maior eficácia nos tratamentos de saúde. As técnicas consistem na manipulação dos tecidos moles com procedimentos específicos que promovem benefícios terapêuticos. Os problemas podem ser detectados em tendões, músculos e ligamentos.

Todas as técnicas e métodos utilizados pelo Massoterapeuta destinam-se àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ou da massagem para manter o estado de equilíbrio. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade.

MASSAGEM ENERGIZANTE

A massagem energizante é indicada para pessoas com problemas de depressão, desmotivadas cansadas ou sem energia.

Ela trabalha com movimentos rápidos (muito rápido), quase sempre é associado ou ao Reiki ou Cromoterapia (técnica que utiliza as cores que foram estudadas para a melhoria do ser).

O Reiki estimula o paciente a encontrar estimulo dentro dele mesmo, pois na realidade a energia está intrínseca em cada um, mas é preciso encontrá-la para exterioliza-lá.

É bastante comum que antes do paciente começar a receber a massagem energizante, ele receba primeiro a técnica anti-stress, pois não adianta sobrecarregá-lo de energia antes que as já existentes estejam em harmonia.

MASSAGEM ANTI-STRESS

Para quem busca uma massagem relaxante ou anti-stresse espera esquecer os problemas de dia-a-dia e, ao longo do tratamento alcançar um equilíbrio físico e psicológico.

Segundo a maioria dos massoterapeutas, os pacientes que procuram as suas clínicas em busca de massagem anti-estresse devido ao ritmo e a tensão da vida contemporânea.

Essa técnica de massagem auxilia no destensionamento muscular, no alívio do estresse e no relaxamento, tanto físico quanto psicológico.

Aqui os movimentos são lentos e suaves. Nessa técnica, as manobras ficam concentradas em alguns nódulos e trabalham sempre os meridianos e os chacras (pontos de energia do corpo), aplicadas com o deslizamento e o amassamento.

DRENAGEM LINFÀTICA
A técnica consiste em compressões suaves por todo o sistema linfático, a fim de acelerar a excreção de líquidos metabólicos.

Os gânglios linfáticos, responsáveis pela capitação de toxina com eliminação em grande parte pela urina. São trabalhados com manobras leves e rítmicas, o sistema linfático absorve os líquidos extracelulares ricas em toxinas (lixo de metabolismo celular) e joga de volta na corrente sanguínea para ser filtrado pelos rins.

Possuímos três sistemas vasculares, as artérias que trazem os líquidos de volta.
As moléculas maiores são drenadas pelo sistema linfático que se encontram entre células dos tecidos e possui a função de captar os excessos de líquido extravasados dos vasos sanguíneo e depois recoloca-la na circulação.

A linfa é drenada ao percorrer os gânglios linfáticos (estruturas que quando infeccionada forma a famosa “íngua”). Quando o capilar linfático chega ao gânglio, a linfa é filtrada e se houver alguma bactérias, há a tentativa de bloquear o processo inflamatório.

Um comentário:

  1. Nobre Terapeuta saudações terapeuticas.Percebo sua capacidade apenas na forma como repassas as informações.Congratulações.parabens.
    Também atuo nesta faixa de mercado e reconheço as dificuldades encontradas.Mantenha-se alinhado ao processo ele me parece corretissimo e vencedor.Gilsom - massoterapeuta/Niterói.
    E-mail - gnascimento.francisco@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails