terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A massagem na China


Histórico

Há milênios, ao norte da China foram desenvolvidos como processos de cura a Anma (massagem), o Harikyu (acupuntura) e o Moxa (espécie de cauterização). Ao sul, região mais fértil e próspera, os chineses faziam o uso de raízes, cascas de árvores ou ervas. A massagem é conhecida desde as épocas mais remotas da história da medicina, chineses, hindus, gregos e romanos já a empregavam com finalidades terapêuticas e estéticas, conservando a beleza e saúde do corpo.

Os romanos foram grandes conhecedores e praticantes da massagem, pois a indicaram nos esportes e na saúde. Do mesmo modo que os romanos, também os gregos a praticavam.

Durante uma época, foi à massagem somente praticada por leigos e curiosos. Não era reconhecida pela medicina.

Foi no século passado que Peter Henry Ling, maestro de esgrima de Estolcomo, Suécia, introduziu um sistema de movimentos que havia criado, em que constava a manipulação dos tecidos corporais e uma serie de ginásticas medicas, com exercícios para as articulações.

Durante os anos de 1917 a 1940, James B. Menel, da Inglaterra esquematizou os movimentos da massagem e os aplicou com êxito em numerosos tratamentos de afecções importantes.

O reconhecimento das virtudes da massagem possibilitou o seu ensino.
Sobre o emprego da massagem no esporte, é muito bem aceito, uma vez que faz parte integrante de qualquer departamento, médico de um clube.

Pemberton, um dos pesquisadores que mais estudou e analisou os efeitos da massagem, relatou que o maior afluxo sanguíneo, cor avermelhada que a pela adquire, equivale a uma ginástica passiva, uma vez que o profissional, dentro de um conjunto de manobras, movimenta todo um sistema muscular, nervoso e sanguíneo, liberando os movimentos articulares.

Pemberton, afirma ser a massagem muito valiosa. Após a seção de massagem, provoca um aumento da temperatura da pela e funções capilares provocando um maior afluxo sanguíneo, acelerando a desintoxicação, descontrair e combater a rigidez muscular e articular.
A massagem ocidental desde então vem sendo largamente aplicada com fins terapêuticos, estéticos, desportivos e relaxantes.

A massagem oriental, principalmente os chineses. Os ancestrais chineses, no Vale do Rio amarelo, acumularam as primeiras experiências em massagem, que foram gradualmente adquiridas por seus antepassados em sua luta pela sobrevivência.
Originando do instinto de autopreservação, transformou-se em costume médico para as primeiras raças humanas.

Os conhecimentos dos técnicos eram transmitidos de pai para filho.
A especialidade em massagem foi introduzida no conselho médico imperial e os massagistas eram classificados como médicos massagistas.

Tratamentos e ensinamentos de massagem tornaram-se prósperos, auto-massagem e terapia Gaoma (massagem com creme) são largamente usadas e chegaram a um alto nível.

Da massagem chinesa em sua longa história de desenvolvimento, em 1601 surgiu o primeiro tratamento chinês em massagem terapêutica, sendo criado um ramo acadêmico neste período (Dinastia Tong).

No século passado, graças ao esforço conjunto dos massagistas no país e no exterior, a massagem chinesa obteve grande desenvolvimento.

Em 1956 a China organizou aulas de treinamento em Xangai. Em 1958 foi inaugurada uma escola especial em massagem. Em 1974 o Xangai T. C. M. College, iniciou um departamento de acupuntura, massagem e traumatologia, seguindo por um departamento de massagem. Outros colégios colocaram especialização em massagem, um após a o outro e criaram condições favoráveis para o treinamento de massagistas profissionais. Em 1987, após ter sido criada a Associação Nacional de Massagem, as atividades acadêmicas em massagem foram aumentando as pesquisas cientificas.

Hoje em dia, a massagem na China ocupa um papel importante nas áreas de Serviço Médico, reabilitando a medicina preventiva. Este ramo sem dúvida é aceito em todo o mundo, como uma terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails