terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Massagem dos canais energéticos



A energia vital, ou ki, flui pelo corpo humano de forma regular. Esse fluxo forma “canais”, ou “caminhos”. Esses “canais” são os meridianos de energia, a base da medicina oriental. São utilizados pelos terapeutas no trabalho de reequilíbrio energético. O livre fluxo da energia pelo nosso corpo é essencial para a saúde e sensação de bem estar físico e psicológico.

Os meridianos são representados por uma grande “linha” de energia, que sobe e desce percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés, formando uma “trilha” que pode ser aprendida e utilizada de forma sistemática. Essa linha é dividida em doze pedaços. Cada pedaço é um meridiano – relacionado a determinadas funções orgânicas e a certas características psicológicas e emocionais. Na sua maioria os meridianos têm o nome do órgão que ocupa lugar de destaque dentro das funções a ele ligadas. Mas, o meridiano não é o órgão!


Ao longo dos meridianos encontramos pontos que condensam energia. São chamados tsubos, cuja tradução nos dá “abertura”, “buraco”. São pontos que nos permitem contatar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa. Do ponto de vista científico, os tsubos são pontos que apresentam baixa resistência à eletricidade – ou seja, são bons condutores elétricos. Os antigos diziam que os tsubos são os pontos onde o fluxo de nossa energia vital aflora à superfície do corpo.

Utilizando a manipulação dos “canais energéticos” podemos levantar o nível de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails