segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Massagem nas costas

Uma constatação extremamente importante da massagem nas costas é o fato de ativarmos uma grande estimulação dos nervos da coluna vertebral e, consequentemente, todos os órgãos internos.

Cada ponto ao longo da coluna vertebral age diretamente na circulação do Ki (energia) para os meridianos ligados a estes órgãos. Os pontos localizados na região superior atuam sobre os pulmões e coração; os da área mais central atuam sobe os meridianos relacionados com a digestão (do lado esquerdo com o estômago, o Baço e o Pâncreas e o lado direito com o fígado e a vesícula biliar); a área lombar está conectada com os rins e intestinos, grosso e delgado; enquanto o sacro se conecta com a bexiga, órgãos reprodutores e genitais. Os quadris formam uma região complexa e importante por serem o ponto de junção entre o tronco e seus meios primários de sustentação e locomoção: as pernas. O desequilíbrio estrutural nos quadris frequentemente resulta da falta de coordenação entre as pernas e o eixo da coluna vertebral.

Quando uma perna esta mais curta que a outra ou quando a coluna vertebral sofreu desvio para um dos lados (estas desordens podem ser provocadas por distúrbios orgânicos), causa a dor lombar ou desconforto na região pélvica. Os impulsos básicos da raiva e da sexualidade também se alojam nos quadris porque a raiva envolve o reflexo de chutar e bater os pés (a criança quando contrariada, bate os pés de raiva) e a sexualidade que esta associada ao movimento livre da pelve.

A região lombar e as nádegas podem ficar tensas e doloridas em decorrência de repressões prolongadas desses instintos básicos ou como resultado de uma vida desequilibrada.

A aplicação de massagem nessa região combate a lombalgia ou ciática, tensões e bloqueios emocionais, dor menstrual, cistite e todos os tipos de congestão ou dor na pelve. Esse é um procedimento extremamente calmante e relaxante, sobretudo para as mulheres, mais suscetíveis à congestão pélvica do que os homens.

A tensão nos ombros é um problema quase universal. Por eles passam meridianos como o Meridiano da Vesícula biliar e a tensão na parte superior destes provoca a congestão mental, o que leva a cefaléias e até mesmo diminuição da acuidade visual entre outros distúrbios. Ao se eliminar a tensão aí instalada, aliviam-se resfriados e dores na cabeça, tosses e problemas nas vias aéreas e pulmões.

Os bloqueios do Ki nas partes inferiores dos ombros afetam o coração e a circulação o que se traduz em ansiedade, angustia e insônia.

As escápulas constituem a terceira área, por ali passa o Meridiano do Intestino Delgado, relacionado com a digestão, função ovariana e com a clareza intuitiva oriundas de clara função mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails