quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Massagem para manutenção da saúde do corpo


O desejo mais forte no homem é viver uma vida saudável, feliz e inspiradora, uma vida em abundância em todos os sentidos. Dentre essas coisas a saúde é a principal, porque sem ela não podemos nos sentir felizes ou inspirados. Uma das chaves para a boa saúde é ter um corpo no qual os nutrientes circulam adequadamente e as toxinas são eficazmente expelidas.

O alimento nos fornece os nutrientes necessários, os exercícicos e a massagem nos possibilitam manter a circulação adequada; além disso a massagem exerce uma função na limpeza e na manutenção da saúde do corpo. É essa função de limpeza que torna a massagem uma prática extremamente benéfica na promoção da inspiração e felicidade. Ela aciona as reservas internas do corpo, estimulando-o a processar as proteínas, converter diversas formas de açucar em glicose, e gerar diversas enzimas químicas. Quando adotada como prática diária, a massagem pode ajudar no rejuvenescimento do corpo.

Na Índia as massagens são feitas desde o momento do nascimento. Os bebês são massageados regularmente com óleos, e as pessoas sabem que como um bom amigo, a massagem proporciona alegria e relaxamento. A massagem funciona nos níveis físico e mental. Fisicamente ela auxilia todos os sistemas do corpo – o imunológico, respiratório, nervoso, endócrino, muscular, ósseo, digestivo e linfático. Ajuda a relaxar mentalmente e ajuda o corpo na auto-cura.

Segundo Osho : “a massagem é uma das artes sutis – e ela não é somente uma questão de perícia. Ela é mais uma questão de amor. Na verdade, o toque é uma das linguagens mais esquecidas. Nós nos tornamos quase desconfortáveis no toque, porque a própria palavra foi corrompida pelas assim-chamadas pessoas religiosas. A massagem é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela está faltando, sentir onde o corpo está fragmentado e torná-lo completo… é ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais fragmentada, não mais contraditória. Quando as energias do corpo estão alinhadas e se tornaram uma orquestra, então você teve sucesso”.

Referência Bibliográfica: – Manual de Massagem Ayurvédica – Técnicas Indianas Tradicionais para o Equilíbrio do Corpo e da Mente – Harish Johari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails