quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nuad Borarn- Thai massagem


"A ARTE TRADICIONAL DA TAILÂNDIA

A aprendizagem e a prática desta massagem tem como conceitos o refinamento da sensibilidade e do estado meditativo. É importante compreender a essência da arte do toque terapêutico, que, além de produzir um relaxamento profundo e bem estar físico contribui para alcançar uma paz interior também conhecida como “estado de graça”.

Outra particularidade é a sustentação em quatro grandes virtudes e quatro estados divinos que são: METTA (amorosidade), KARUNA (compaixão), MUDITA (alegria contagiante) e UPEKKHA (equanimidade, imparcialidade e não agressão) e aliada ao uso da fitoterapia, alimentação equilibrada e práticas espirituais como a meditação, revela-se poderoso instrumento da prática preventiva para manutenção da saúde.

ORIGEM
A massagem tradicional praticada na Tailândia é conhecida com o nome de “Nuad Borarn” ou “Nuad Paan Borarn” e sua tradução é “Massagem Antiga ou Sagrada”. A palavra “Borarn” deriva do sânscrito “Purana” que significa “Antigo, sagrado corpo de trabalho” e refere-se a um certo trabalho antigo e sagrado que teve origem através de um corpo de conhecimentos transmitidos verbalmente, e através de práticas intensas passadas de mestre para discípulo desde os primórdios dessa cultura.

A origem da Massagem Tradicional Tailandesa faz parte da tradição médica da tailândia até os dias de hoje e tem claramente influências do Yoga indiano, budismo “Theravada” e medicina Ayurveda (sânscrito Ayur = vida e Veda = conhecimento, sabedoria). Assim que os ensinamentos do budismo começaram se espalhar por toda Índia e mais tarde pela Ásia, monges e conhecedores da Ayurveda chegaram ao “Sião” (Antigo nome da Tailândia).

O monge e médico indiano Jivaka Kumar Bhaccha (Dr. Shivago Komarpaj) passou a tratar seus pacientes com uma massagem meditativa de alongamentos e a tradição foi passada oralmente de gerações em gerações e no século XVII, foram encontrados alguns escritos em folhas de palmeiras com registros importantes da medicina Tailandesa no idioma original “Pali”. Esses escritos continham diversos diagramas, demonstrando todos canais de energia, teoria e protocolos de tratamentos, além de alguns textos religiosos estimulando a prática da alta estima e da compaixão.

Esses textos demonstram as linhas/canais de energia do corpo humano que são chamados linhas “Sen” e se assemelham com os meridianos da medicina Chinesa ou Nadis na medicina Ayurveda. Por esta razão, acredita-se que a Medicina Tradicional Tailandesa foi desenvolvida nos “Wats” ou montastérios (onde a prática era ensinada e oferecida gratuitamente) e que a sua interpretação foi feita através da energia “Prana” (interpretação de fisiologia diferente do sistema ocidental).

Em 1767 a Birmânia invadiu a Tailândia e a capital Ayurtthia foi destruida perdendo a maior parte desses textos (inclusive os de Nuad Borarn). Em 1832, o Rei Rama III, tinha a melhor coleção de textos salvos, ordenou que fossem esculpidos em pedra e foram colocados nas paredes do “Wat Phra Chetuphon” mais conhecido como “Wat Pho” em Bangkok, tornando-se as epígrafes mais famosas do templo. Ao todo são 60 epígrafes, 30 mostram a parte da frente e 30 mostram a parte de trás do corpo.

Nota: No Brasil teve o nome mudado para “Thai Massagem” porque a palavra “Massagem Tailandesa” ainda está ligada a conotação de massagem sexual.

TAILÂNDIA
Conhecida como a terra do sorriso, sua cultura revela um povo pacífico e receptivo onde cerca de 80% da população é budista e possui natureza intuitiva e artística. A massagem constitui uma prática tão difundida e popularmente assimilada que é possível receber uma sessão em escolas, casas de massagem, alguns templos e até mesmo nas ruas em meio às barracas de artesanato, comida e performances de artistas.

DR. SHIVAGO KOMARPAJ

Jivaka Kumar Bhaccha, monge e médico indiano, recebeu o nome Dr. Shivago Komarpaj do povo tailandês devido à diferença lingüística entre índia e tailândia.

Nasceu na Índia há aproximadamente 2.500 anos, era Shivaista, médico do rei, pai de “Sidartha” - o Buda, e foi um dos principais médicos da “Sanga Original” - comunidade que se reuniu em torno de Buda, acompanhando o budismo na sua expansão pela Índia, China, Tibet.

De acordo com algumas das antigas escrituras “Pali” do Budismo “Therevada”, Dr. Shivago Komarpaj é chamado de “Cânon” que significa “Pai ou ancestral”, por ter recebido de Shiva (deus indiano) numa época em que a humanidade vivia mais perto de Deus, o legado de "Nuad Borarn" (Massagem Antiga ou Sagrada).

A TÉCNICA
Sopro da Luz de Buda
A proximidade com a China e a Índia resultou em fortes convergências culurais do Yoga e do Taoísmo dentro do Budismo Theravada que trouxe para a “Thai Massagem” a prática em estado meditativo, toque vigoroso e acolhedor, movimentos com alongamentos lentos e o espírito de compaixão que induz à canalização da energia, integração entre os corpos físico e psico-emocional sem gerar dor e expansão ao movimento das articulações, aliviando dores e tensões.

Com ênfase no movimento das articulações e no correto alinhamento do corpo, esta técnica não beneficia apenas o corpo, mas também a mente, pois, muitos movimentos originam-se dos àsanas do yoga para facilitar a potencialização da respiração e dos chakras (centros energéticos).

Os sete principais centros energéticos (chakras) correspondem a aspectos específicos de nossa consciência, cada um com suas características e funções individuais e ainda, estão conectados com uma das várias glândulas do sistema endócrino.
A ativação ou dinamização deste circuito energético fortalece não apenas a saúde espiritual, mas também a saúde mental, emocional e a física.

Esta prática de 2.500 anos não exige esforço físico, é aplicada no chão, com vestimentas leves para facilitar os alongamentos e além das mãos outras partes do próprio corpo como pés, joelhos e cotovelos são utilizadas para interagir com o corpo do paciente sem causar desconforto.

No Brasil e no mundo, esta prática vem conquistando vários admiradores e credibilidade de profissionais renomados por conta dos inúmeros resultados terapêuticos positivos. Várias clínicas e SPA’s do Brasil também oferecem a Thai massagem nas sessões terapêuticas aos freqüentadores.

BENEFÍCIOS
Dentre os inúmeros benefícios e sensações podemos citar:
- Caminho para a transformação interior;
- Aumenta a consciência corporal facilitando a conexão corpo e mente;
- Desperta emoções e sensações guardadas na memória inconsciente;
- Alternativa para quem tem mais dificuldade em realizar exercícios físicos;
- Promove relaxamento, flexibilidade muscular e eliminação do stress acumulado;
- Menor probabilidade de lesões comuns ou desportivas;
- Estimula o melhor funcionamento dos sistemas imunológico, respiratório, circulatório e cardíaco;

INDICAÇÕES
Com a rica variedade de alongamentos pelo corpo todo, a massagem é indicada á inúmeras patologias e acometimentos, dentre elas podemos citar as mais freqüentes:
- Pessoas que passam muito tempo sentada;
- Com pouca mobilidade articular e muscular;
- Patologias articulares e ósseas como tendinite, bursite, artrite, artrose e osteoporose, pois, estimula maior lubrificação da cartilagem.
- Desconfortos mais comuns como dores de cabeça, cervical, ombro, lombar, ciatalgia e TPM respondem positivamente com as sessões.
- Mulheres grávidas podem receber a sessão do terceiro ao sexto mês de gestação, desde que tenham uma gravidez saudável e acompanhamento médico.
- Sem restrição, a massagem pode ser feita em crianças, adultos e idosos.

CONTRA- INDICAÇÕES
- Portadores de câncer.
- Pessoas com feridas expostas no corpo;
- Mulheres grávidas nos três primeiros e três últimos meses;

Por Eduardo Di Ruzza Formigari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails