quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alterações de energia no corpo diminuem a qualidade de vida




"A massagem é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela esta faltando, sentir onde o corpo esta fragmentado e torna-lo completo...é ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais fragmentada, não mais contraditória. Quando as energias do corpo estão alinhadas e se tornaram uma orquestra, então você teve sucesso. Assim tenha muito cuidado com um corpo humano. Ele é o verdadeiro santuário de Deus,o templo de Deus."

Osho



Conhecer o nosso Qi é vital para a nossa saúde


A palavra energia vem do latim "energia" e do grego "energeia" ou "energos", que significa atividade, operação ou trabalho. Em senso comum a palavra energia associa-se normalmente à capacidade de executar um trabalho ou realizar uma ação. Apesar de essa explicação ser simplista, a ciência não se mostra capaz de definir esse termo, ao menos como um tema independente. Só existem, além da energia radiante, duas formas de energia armazenadas em um sistema: potencial e cinética.


Potencial: Forma de energia que se encontra em um determinado sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho. A energia nuclear, é um exemplo de energia potencial, dado que consiste em energia que esta armazenada.

Cinética: Forma de energia que esta associada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento.

As energias, potencial e cinética, por sua vez recebem nomes específicos que fazem referência ao sistema envolvido, exemplo: energia hidráulica, energia elétrica, energia nuclear, energia térmica, etc.

O corpo humano possui energia potencial, pois armazena fontes de reserva para a realização de um trabalho (ATP - Trifosfato de adenosina, armazena energia proveniente da respiração celular). Quando o corpo precisa transformar sua energia potencial em cinética as moléculas de ATP são quebradas e transformadas em ADP (Difosfato de adenosina) e esse processo libera a energia que o corpo necessita.

Dentro da filosofia e medicina tradicional chinesa, o Qi (se pronuncia Tchi) é estudado como energia. Na verdade energia é a tradução mais próxima para o significado do Qi. O ideograma do Qi é a junção dos ideogramas "vapor" e "arroz", indicando que ele pode ser tão rarefeito quanto o vapor e tão denso quanto o arroz e seguindo a mesma linha de raciocínio que a física, a representação do Qi pode ser entendida também como energia potencial (arroz) e a energia cinética (vapor).

A dualidade das energias potencial e cinética, representadas pelo ideograma do Qi é visualizada facilmente pelo símbolo do "Tai Ji", que representa o Yin e o Yang. Só vale lembrar o que Yin e o Yang não representam somente a energia, mas sim todas as dualidades do mundo que se completam (dia e noite, feminino e masculino, alto e baixo etc). No corpo humano, o Qi é a energia que nutre todos os "Zang-Fu" (Orgãos e Vísceras) e dependendo do sistema envolvido, o ele tem especificações diferenciadas. Segue alguns exemplos:

"Wei Qi" - Energia de Defesa.
"Gu Qi" - Energia dos Alimentos.
"Yong Qi" - Energia de Nutrição.
"Zhong Qi" - Energia do Tórax.
"Kong Qi" - Qi do Ar.
'Yuan Qi" - Qi Original.

Tanto na Medicina Tradicional Chinesa e na física, o conceito de energia é vago quando não contextualizado. Não se contente com explicações apelando para o "folk" místico das terapias "holísticas" (termo que também é muito mal usado quando fora de um escopo), afinal é a saúde do seu corpo que esta em jogo. Condições energéticas fazem parte do processo de harmonia / desarmonia corporal, porém é dever do terapeuta contextualizar o problema e explicar com fundamentação o seu trabalho para seus clientes.

Imaginemos o seguinte caso, um cliente vem reclamando de cansaço e peso nas pernas. Qual explicação é a mais coerente? "Ah, você anda muito carregado ultimamente, sua energia não anda muito boa..." ou "Seu desgaste físico e emocional, principalmente excesso de preocupações, estão desgastando o Qi do seu baço, que dentre suas diversas funções é manter a estrutura muscular firme. Vamos fazer um tratamento para restabelecer o fluxo de Qi no meridiano do baço, mas é também importante que você reorganize a sua rotina e alimentação para que os benefícios sejam duradouros".

Tente, sempre ao procurar um profissional, encontrar essas diferenças na abordagem do problema. Fazendo isso, e conhecendo um pouco mais os conceitos de energia e Qi, você poderá tem um ganho significativo em sua qualidade de vida.


Texto do massoterapeuta Paulo Ricardo da Costa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails