domingo, 30 de janeiro de 2011

Aromaterapia: Você sabe a diferença entre Óleos Essenciais e Essências?


Não confunda Óleos Essenciais com Essências!!

Os Óleos Essenciais são substâncias produzidas pelos vegetais, fazem parte de seu sistema imunológico e são responsáveis pelo aroma característico de cada planta. Já as Essências são aromas copiados sinteticamente e não possuem nenhuma função terapêutica, diferente dos Óleos Essenciais que podem ser utilizados para tratar diversas patologias.

O Brasil é um dos únicos países do mundo que não considera os Óleos Essenciais como medicamento, pois na maioria dos países esses Óleos só podem ser comprados com receita médica.

A utilização dos Óleos Essenciais de forma terapêutica se chama Aromaterapia e pode ser aplicada de diversas formas: através de massagens, banhos, escalda-pés, compressas, pulverizadores ou difusão aérea (aromatizadores elétricos ou com vela). Cada técnica tem sua aplicabilidade específica, mas sempre com muitos bons resultados, seja através da absorção da pele, como estimulante da circulação sanguínea ou alívio de tensões, como também através do olfato, chegando até nosso sistema sensorial e de percepção, ajudando a melhorar e tratar diversas emoções e comportamentos!

Alguns cuidados devem ser tomados na utilização dos Óleos Essenciais:

- Os Óleos Essenciais nunca devem ser ingeridos;

- Nunca aplique os Óleos na pele sem ser diluídos;

- Os Óleos Essenciais são bastante concentrados (para o óleo essencial de rosas, por exemplo, precisamos de 2 toneladas de pétalas para produzirmos 50 ml de Óleo Essencial) e podem causar alergias ou lesões em peles sensíveis (faça sempre um teste antes de utilizá-los);

-Alguns Óleos (principalmente os cítricos) aumentam a fotossensibilidade da pele, por isso nunca utilize-os antes de se expor ao sol ou ao bronzeamento artificial, pois podem causar queimaduras graves;

- E lembre-se, procure sempre um profissional habilitado para maiores informações.



Fonte:terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails