sábado, 15 de janeiro de 2011

Massagem: relaxamento físico e mental


O método da calatonia alivia a tensão e solta a musculatura

A palavra "massagem" vem do árabe "massa" que significa "tocar, sentir e manipular" ou da palavra Hindu "amassar", cujo significado é o mesmo. Portanto a massagem é a arte de "tocar, sentir e manipular" tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Segundo o Prof. Sándor, Calatonia é uma expressão que "(...) indica um tônus descontraído, solto, mas não apenas do ponto de vista estático e muscular. No original grego o verbo khalaó indica relaxação e também alimentação, afastar-se do estado de ira, fúria, violência, abrir uma porta, desatar as amarras de um odre, deixar ir, perdoar aos pais, retirar todos os véus dos olhos, etc."

Portanto, podemos dizer que a Calatonia, enquanto método de relaxamento visa, evidentemente, promover efeitos de soltura e/ou distensão muscular, ou seja, a "regulação" do tônus. Mas sua atuação vai além do nível apenas muscular, promovendo também "reorganizações psicofisiológicas" em vários níveis.

O procedimento básico da calatonia são toques sutis feitos nos dedos dos pés de um a dois minutos cada um. Os toques sutis no corpo induzem ao relaxamento profundo, não só do tônus muscular, mas como também da mente. É uma via de acesso a níveis de consciência bem profundos, podendo ser assumido como uma meditação induzida pelo terapeuta através dos toques nos pés.

Durante uma sessão de massagem, um terapeuta experiente usa todas as suas ferramentas para que a sua arte de "tocar, sentir e manipular" seja eficiente. Porém, ao sair da sessão, o cliente estará sujeito aos mesmos níveis de tensão que o fizeram procurar uma terapia (trânsito, cobrança, problemas pessoais e financeiros, etc.) e logo voltará aos seus padrões de desarmonia.

Como tornar fazer com que os efeitos terapêuticos de uma rotina de massagem sejam mais duradouros? A calatonia entra como um ótimo suporte para este problema. Uma rotina básica além de potencializar o relaxamento da massagem, induz a pessoa a acessar níveis de consciência profundos, além de regular o tônus muscular, a respiração e acalmar a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails