quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Equilibrista (dica de filme)


O Equilibrista
Filme vencedor do Oscar de melhor documentário, narra a história do francês Phillippe Petit, que apesar do pequeno sobrenome, planejou durante anos e realizou a façanha de atravessar a distância entre as então existentes torres gêmeas do WTC em Nova York. Detalhe: caminhou durante 45 minutos sobre um cabo de aço acima de 400 metros de altura, tudo ilegalmente.

Ao assistir pela primeira vez no cinema, tem a sensação de perder o chão, literalmente. Como poderia uma pessoa continuar focada durante tantos anos na realização de uma visão, apesar de todos os medos e inseguranças à sua volta?

O Equilibrista, ou "Homem sobre o cabo", como seria a tradução do original, traz o percurso de um sonhador. O perigo e a morte para ele eram despertadores - um chamado para a vida, para o sonho, para a atenção plena.

A narração, por meio de entrevistas com outros participantes dessa epopéia vivida há mais de 25 anos, trouxe também outro ponto de vista: a linha fina que é o foco do processo, a cada momento. Como é possível cair para um lado, a desistência do sonho, e para o outro, o apego ao resultado além de qualquer consequência. Linda a cena da travessia final ao som minimalista de Eric Satie. A pós-conquista também gera material para reflexão, pois o fio da navalha continua, mesmo com pés firmes no chão. Disponível em DVD.


O Equilibrista (DVD)
Direção: James Marsh, 2008

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails